sexta-feira, 6 de maio de 2011

Grécia ameaça abandonar o euro

Por causa da crise da dívida pública, da recessão que ameaça se arrastar por muitos anos e das manifestações de protesto diárias, a Grécia está cogitando deixar a união monetária e abandonar o euro, informou hoje a revista alemã Der Spiegel.

O primeiro-ministro George Papandreou aparentemente não vê mais saída, disseram à revista fontes do governo da Alemanha. 

Em maio do ano passado, o governo socialista grego fez um acordo com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para obter uma ajuda de emergência de 110 bilhões de euros. Mas a recessão se agravou, as metas de equilíbrio das contas públicas não foram atingidas e o refinanciamento da dívida do país é cada vez mais difícil.

A Grécia teria de renegociar a dívida, e a melhor maneira de retomar o crescimento econômico seria deixar o euro e reintroduzir sua própria moeda com uma desvalorização para tornar as exportações mais competitivas.

Alarmada, a Comissão Europeia convocou uma reunião de emergência hoje à noite em Luxemburgo.


O total das dívidas públicas dos países da Eurozona soma 620 bilhões de euros, sendo 168 bilhões da Alemanha, 126 bilhões da França, 111 bilhões da Itália e 74 bilhões da Espanha.

Nenhum comentário: