quarta-feira, 4 de maio de 2011

Treze facções palestinas firmam reconciliação

Representantes de 13 facções palestinas reunidos no Cairo assinaram hoje um acordo de reconciliação para formar um governo de união nacional e realizar eleições legislativas dentro de um ano.

Os maiores partidos são a Fatah, do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que controla a Cisjordânia, e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que domina a Faixa de Gaza há quatro anos, desde uma guerra civil entre os dois grupos.

Também assinaram o acordo mediado pelo Egito a Jihad Islâmica pela Libertação da Palestina, a Frente Popular para Libertação da Palestina, a Frente Democrática para a Libertação da Palestina e o Partido Popular Palestino (antigo Partido Comunista).

A proposta de reconciliação marca a presença do Egito pós-Mubarak nas negociações do problema palestino com uma postura mais altiva e exigente.

Em Jerusalém, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que nos últimos dias que a Fatah tem de escolher se quer a paz com Israel ou com o Hamas. As declarações do líder do Hamas em Gaza, o ex-primeiro-ministro Ismail Haniya, considerando Ossama ben Laden um mártir não ajudam a a diminuir a desconfiança.

Nenhum comentário: