sábado, 7 de maio de 2011

Anistia acusa Kadafi de crimes de guerra

A ditadura do coronel Muamar Kadafi cometeu uma série de violações da lei internacional ao atacar Missurata e outras cidades da Líbia usando armas de guerra num ambiente urbano, denunciou hoje a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional.

"Os ataques são indiscriminados contra a população civil", declarou Donatella Rovera, assessora da Anistia, em entrevista ao canal de notícias árabe Al Jazira. "São ataques com foguetes, artilharia, morteiros e bombas de fragmentação contra bairros residenciais. São armas projetadas para uso em campos de batalha, que não devem ser usadas em armas residenciais."

Em uma inspeção em Missurata, a terceira maior cidade líbia e um importante terminal petrolífera, ela disse ter visto tanques estacionados junto a casas para se proteger dos ataques da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o que também viola o direito internacional.

Depois de falar com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu intensificar os bombardeios e o cerco diplomático e econômico ao regime de Kadafi.

Nenhum comentário: