sábado, 4 de dezembro de 2010

Irã compra influência em Afeganistão corrupto

O Irã está usando seus petrodólares para garantir influência no governo do vizinho Afeganistão, visto cada vez mais pelos Estados Unidos como um país corrupto, revelam novos documentos vazamentos pelo sítio WikiLeaks.

Enquanto o presidente Hamid Karzai se apoia cada vez mais nos vizinhos para contrabalançar o crescente desprestígio junto aos americanos, diplomatas dos EUA temem pelo destino da ajuda externa. Um agente do governo afegão foi preso tentando entrar no Oriente Médio com US$ 50 milhões.

Outras revelações recentes:

• Ao lado do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, acusado de ser embaixador da Rússia dentro da União Europeia, o presidente Dimitri Medvedev comentou que os vazamentos revelam o cinismo das avaliações e julgamentos que orientam a política externa de vários países, no caso, dos EUA. A Rússia foi acusada de ser um Estado mafioso. Berlusconi, de ser corrupto, festeiro e fanfarrão.

• A secretária de Estado, Hillary Clinton, adverte que Irã e Coreia do Norte podem deflagrar corridas armamentistas, como teria dito o presidente do Egito a diplomatas americanos.

• No Paquistão, líderes políticos e militares são chamados de fantoches dos EUA por causa dos vazamentos.

Nenhum comentário: