sábado, 9 de janeiro de 2010

Justiça impõe dupla derrota a Cristina Kirchner

A juíza María José Sarmiento suspendeu ontem o decreto da presidente Cristina Kirchner que demitiu o presidente do Banco Central da Argentina, Martín Redrado, e o projeto do governo de pegar US$ 6,6 bilhões das reservas cambiais do país para criar um fundo de pagamento de dívidas. Redrado foi reconduzido ao cargo para concluir seu mandato, que termina em setembro.

Ao justificar a decisão, a juíza alegou que a troca do presidente do BC teria de passar pelo Congresso argentino, onde Cristina perdeu a maioria nas eleições de junho de 2009. O banco tem autonomia desde 1992, no governo, mas vários presidentes foram forçados a sair durante este período.

Durante um evento realizado na cidade de Avellaneda, na Grande Buenos Aires, Cristina Kirchner justificou a decisão dizendo que "é muito melhor para o país usar as reservas para pagar a dívida do que tomar dinheiro emprestado a juros de 14%, 15% ao ano. Quaquer criança que tenha feito escola primária sabe disso".

Mais uma vez, ela acusou a oposição e o vice-presidente Julio Cobos, pré-candidato a presidente em 2011 pela União Cívica Radical, de conspirarem contra seu governo: "Se não sabem governar, que deixem-nos governar. Justo aqueles que esvaziaram as reservas do BC agora querem nos acusar".

Num comentário irônico sobre a incompetência do sistema político argentino para produzir governos que desenvolvam o país, um empresário local comentou: "No mundo inteiro, as crises geram oportunidades; na Argentina, as oportunidades geram crises."

Quando soube da decisão, Redrado festejou: "Fez-se justiça. Vamos voltar ao trabalho."

Um comentário:

Redação disse...

Prazer sou Erasmo Almeida, Editor do blog UJOVEM.
Tenho acompanhado o que você escreve no seu blog e gostei, recentemente criei meu blog e queria firmar parcerias com pessoas que escrevem sobre diversos assuntos.
Seu blog apresenta um conteúdo diversificado e atual.
Convido você a ser mais um parceiro da nossa equipe, se tiver interesse entre em contato nos seguintes endereços!


http://www.ujovem.blogspot.com ou erasmoalmeida@ymail.com
Aguardo seu contato.