sábado, 5 de dezembro de 2009

Obama vai ao final da Conferência de Copenhague

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mudou de 9 para 18 de dezembro o dia em que irā à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que começa na segunda-feira, dia 7, em Copenhague, na Dinamarca.

Depois que a China e a Índia se comprometeram a controlar suas emissões, isso torna mais possível um acordo que possa ser aprovado pelo Congresso dos EUA.

Obama vai chegar no momento decisivo da conferência, quando se espera que seja fechado um acordo para substituir o Protocolo de Quioto, de 1997, que expira em 2012.

Pelo acordo de Quioto, um protocolo à Convenção sobre Mudança do Clima, 37 países desenvolvidos deveriam ter cortado suas emissões de gases que agravam o efeito estufa em 5% em relação a 1990. Os EUA, maior poluidor mundial até recentemente, nunca aderiu ao Protocolo de Quioto.

O objetivo em Copenhague é chegar a um acordo para que os países ricos se comprometam a promover um corte efetivo nas emissões e que os países em desenvolvimento adotem voluntariamente metas de controle e eficiência energética.

Outra questão é o dinheiro. Os países desenvolvidos - industrializados há muito mais tempo e mais ricos, com renda e consumo por habitante maiores - são os principais responsáveis pelo aquecimento global.

Por isso, os países em desenvolvimento querem auxílio em dinheiro e transferência de tecnologia para se adaptarem a um mundo com menos queima de carvão e petróleo sem prejudicar o crescimento e o desenvolvimento social.

Deve ser criado um fundo global para financiar a luta contra a mudança do clima.

Nenhum comentário: