domingo, 6 de maio de 2007

Sarkozy: "Ganhei um mandato para a mudança"

Ao agradecer à vitória, o presidente eleito da França, Nicolas Sarkozy, declarou: "O povo francês pediu a mudança. Vou realizar esta mudança porque este é o mandato que recebi do povo francês."

Conservador, Sarkozy pretende reformar a legislação trabalhista na França para reduzir o desemprego e usá-lo como arma para integrar os excluídos da sociedade francesa.

As palavras-chaves de seu discurso foram:
• trabalho,
• autoridade,
• moral,
• respeito e
• mérito.

O novo presidente propõe reformas liberalizantes para a economia francesa, como cortes de impostos e facilitação de contratações e demissões, sem abrir mão do nacionalismo econômico, da proteção a grandes empresas do país e à agricultura. Aproximar-se dos Estados Unidos em política externa. E adotar a linha dura em questões domésticas, como segurança pública, imigração ilegal e direito de greve.

Como fez a primeira-ministra Margaret Thatcher na Grã-Bretanha, terá de enfrentar o poder dos sindicatos. Por isso, sua adversária, a socialista Ségolène Royal, advertiu na antevéspera da eleição que sua vitória acirraria os conflitos sociais.

Ségolène pediu a seus eleitores que "continuem mobilizados", tendo em vista as eleições legislativas de 10 e 17 de junho, que darão ou não maioria parlamentar ao novo presidente.

Por outro lado, a França precisa mudar. Os dois candidatos finalistas expressavam esse desejo de mudança. Ségolène teria mais dificuldades em propor reformas por causa da divisão interna do Partido Socialista. Mas Sarkozy também deve enfrentar sérias resistências.

Nenhum comentário: