domingo, 6 de maio de 2012

François Hollande é eleito presidente da França

O candidato oposicionista François Hollande é o novo presidente da França, de acordo com pesquisas divulgadas às 20h em Paris, 15h de Brasília, quando as urnas foram fechadas. É o primeiro socialista eleito para o Palácio do Eliseu desde a reeleição de François Mitterrand, em 1988.

Pela pesquisa TNS Sofres, Hollande terá 52% dos votos válidos contra 48% para o presidente conservador Nicolas Sarkozy.

É mais um líder derrubado pela crise econômica mundial no mundo rico e desenvolvido. Nos países do Grupo dos Sete (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), só resistem a primeira-ministra alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro canadense Stephen Harper.

Neste momento, na sede sua campanha, o presidente Sarkozy está reconhecendo a derrota. Ele disse que telefonou a Hollande para lhe desejar sucesso para a França neste momento de crise.: "Agradeço a todos os franceses por terem me dado a honra de presidir o país por cinco anos", enquanto a multidão de partidários gritava: "Obrigado! Obrigado!"

"Fiz o melhor que pude diante de uma crise sem precedentes", desabafou Sarkozy, o primeiro presidente francês a não se reeleger desde Valery Giscard d'Estaing, em 1974. "Quero agradecer aos milhões de franceses que votaram em mim. Não consegui convencer a maioria. Assumo toda a responsabilidade por esta derrota".

No discurso da vitória, Holande declarou que "a austeridade não pode mais ser uma fatalidade na Europa" e prometeu governar para todos os franceses.

Nenhum comentário: