sexta-feira, 3 de abril de 2015

Presidente do Irã promete cumprir acordo se outros o fizerem

Em pronunciamento na televisão estatal do Irã, o presidente Hassan Rouhani elogiou o acordo nuclear preliminar acertado ontem com as grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha para desarmar o programa nuclear do país, prometendo cumpri-lo se os outros países o fizerem, sem "enganar" o resto do mundo.

Rouhani, considerado um aiatolá moderado, foi eleito em junho de 2013 com a promessa de melhorar as relações com os Estados Unidos para tirar o Irã do isolamento diplomático e acabar com as sanções econômicas que afetam duramente a economia do país.

Seu discurso visou tanto o público interno, a população e a linha-dura do regime teocrático iraniano, quanto o Congresso dos EUA, onde a maioria republicana é cética quanto ao acordo.

O presidente afirmou que os iranianos "serão leais, vão manter suas promessas" e não pretendem "enganar" a sociedade internacional". Sua maior tarefa é vender o acordo à linha dura. Um acordo definitivo deve ser concluído até 30 de junho de 2014.

Depois do anúncio do acordo, os iranianos saíram às ruas para festejar, na esperança de que o fim das sanções acabe com o estrangulamento econômico do país. A televisão estatal transmitiu ao vivo as declarações do presidente Barack Obama.

Hoje uma multidão recebeu o principal negociador iraniano, o ministro do Exterior, Mohamed Javad Zarif, como herói no aeroporto de Teerã.

Nenhum comentário: