quinta-feira, 2 de abril de 2015

EUA destroem centros de comando do Estado Islâmico em Mossul e Ramadi

Bombardeios aéreos da aliança liderada pelos Estados Unidos destruíram os centros de comando e controle da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante nas cidades de Mossul e Ramadi, anunciou hoje o Ministério da Defesa iraquiano, citado pela agência curda Shafaq News.

"A coalizão internacional de forças aéreas dirigiu seus ataques contra alvos da organização terrorista EIIL perto das cidades de Nínive e Ramadi", declarou o ministério em nota oficial. "Esses ataques resultaram na destruição dos centros de comando e controle da organização bem como na destruição de armas e locais de encontro de terroristas do EIIL."

Em uma ofensiva lançada em junho do ano passado, o Estado Islâmico tomou Mossul, a segunda maior cidade do Iraque. Seu líder supremo, Abu Baker al-Baghdadi, proclamou a fundação de um califado com ambição de transformá-lo num império universal. O grupo cometeu uma série de atrocidades, como degolar reféns e inimigos capturados, perseguir cristãos e outras minorias.

Desde setembro de 2014, os EUA entraram na guerra contra o Estado Islâmico com bombardeios aéreos, sem enviar forças terrestres. As operações terrestres são realizadas pelo Exército do Iraque, guerrilheiros curdos, milícias xiitas coordenadas pelo Irã e milícias tribais locais sunitas, fundamentais para que as operações não pareçam uma guerra de conquista.

Com a tomada da cidade de Tikrit e da província de Saladino, e os avanços na província de Ambar, o caminho está aberto para uma ofensiva para retomar Mossul que pode começar em maio de 2015.

Nenhum comentário: