sexta-feira, 4 de maio de 2012

Governo perde eleições municipais no Reino Unido

Ao comemorar a vitória nas eleições municipais realizadas ontem no Reino Unido, o líder da oposição, deputado Ed Miliband, declarou hoje que "o Partido Trabalhista está reconquistando a confiança do povo".

Com 38% dos votos, o Partido Trabalhista assumiu o controle de 32 das 181 câmaras municipais e elegeu 823 vereadores a mais do que tinha, enquanto os 31% do Partido Conservador levaram a uma perda de 406 cadeiras e os 16% do Partido Liberal-Democrata custaram 335 cadeiras, informa a TV pública britânica BBC.

Os dois partidos derrotados formam o governo, que impôs o mais severo programa de ajuste das contas públicas da história recente do país, jogando-o de volta na recessão. "Este é um momento difícil", admitiu o primeiro-ministro conservador David Cameron ao agradecer aos militantes do partido na sede central da campanha, em Londres.

É normal a derrota do governo em eleições intermediárias. O ministro do Interior, William Hague, tentou minimizar a importância da vitória trabalhista: "Estes resultados - embora nunca seja bom perder vereadores - estão dentro do que se pode considerar normal para eleições no meio ao mandato. Não são tão bons assim para a oposição, que não conquistou 40% dos votos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário