segunda-feira, 7 de maio de 2012

Euro e bolsas caem com vitória socialista na França

A maioria das bolsas de valores operam em baixa hoje por causa da vitória do candidato socialista à Presidência da França, François Hollande, e da derrota dos partidos tradicionais nas eleições na Grécia, além da fraqueza no mercado de trabalho nos Estados Unidos. O euro caiu para menos de US$ 1,30.

Na Ásia, a Bolsa de Tóquio perdeu 2,8%. Também houve baixas em Hong Kong, Sídnei e Seul.

Com a intercerteza gerada pelo resultado inconclusivo das eleições parlamentares de ontem na Grécia, a Bolsa de Atenas caiu mais de 7% durante a manhã.

A vitória de Hollande não terá impacto imediato sobre a nota de crédito da dívida pública da França, informou a agência de classificação de risco Standard & Poor's, que em janeiro rebaixou em um grau sua avaliação sobre o país, da nota máxima, AAA, para AA+ com "perspectiva negativa".

Em nota, a S&P prometeu "analisar as decisões políticas do presidente eleito da França e do novo governo, levando em conta os resultados das eleições legislativas de junho" antes de tomar qualquer decisão.

No fim do pregão, as bolsas de Frankfurt, Paris, Madri e Milão reagiram com boas notícias do setor de construção, e o mercado europeu terminou o dia com alta média de 1,55% pelo índice Euro Stoxx 50. Atenas perdeu 6,67%.

Nenhum comentário: