segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Indonésia cresceu 6,5% em 2011

A Indonésia, país que muitos economistas acreditam que deveria ser o quinto BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China - os grandes emergentes responsáveis pela maior parte do crescimento mundial), cresceu 6,5% no ano passado, confirmando o dinamismo da maior economia do Sudeste Asiático.

Quarto país mais populoso do mundo, depois de China, Índia e Estados Unidos, a Indonésia tinha crescido 6,1% em 2010 e avançou em ritmo um pouco mais forte em 2011, dentro das previsões do governo.

O crescimento foi atribuído à força de um mercado interno de 240 milhões de pessoas, responsável por mais da metade do produto interno bruto, tornando a economia menos vulnerável às crises na Europa e nos EUA.

Para o economista Jim O'Neill, do banco Goldman Sachs, que criou o termo BRIC em artigo escrito em 2001, a Indonésia deveria ser o quinto país do grupo dos grandes emergentes. A China, hoje a segunda maior economia do mundo, preferiu convidar a África do Sul para dar uma compensação à África, continente que explora tanto quanto as potências coloniais do passado.

Nenhum comentário: