quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Anistia pede prisão de Bush ao Canadá

A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional pediu ao Canadá a prisão do ex-presidente americano George Walker Bush "por crimes contra o direito internacional, inclusive a tortura". Bush deve visitar o país vizinho em 20 de outubro.

"O Canadá tem, por força de suas obrigações internacionais, de prender e processar o ex-presidente Bush", declarou Susan Lee, diretora da Anistia para a América.

As principais acusações da AI contra Bush se referem ao programa de voos clandestinos da Agência Central de Inteligência (CIA), o serviço de espionagem dos EUA, que levou suspeitos de terrorismo presos ou sequestrados para países como a Arábia Saudita, o Egito e a Líbia, onde eles foram torturados.

"Como as autoridades dos Estados Unidos não levaram até o presente o ex-presidente Bush à Justiça, a comunidade internacional deve intervir", acrescentou a nota divulgada pela ONG. "Se o Canadá se abstiver de agir durante sua visita, isto constituirá uma violação da Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e será uma manifestação de desprezo pelos direitos humanos fundamentais."

Nenhum comentário: