quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Bolsas desabam por medo de recessão

As bolsas de valores caem hoje no mundo inteiro por temor de que os cortes orçamentários para conter a crise das dívidas públicas na Europa e nos Estados Unidos leve a um segundo mergulho na recessão.

Nem o anúncio do Banco Central da Europa de que voltou a comprar títulos das dívidas públicas dos países da Zona do Euro em dificuldades acalmou os mercados, noticia o jornal francês Le Monde.

Na Europa, Paris e Madri caíram 3,9%, e Londres e Frankfurt, 3,4%. Em Nova York, o pregão abriu com baixa de 3%, depois de uma pequena alta ontem, que acabou com uma sequência de sete sessões de queda.

Antes, a maioria das bolsas da Ásia teve perdas. A exemplo da Suíça, o Japão tomou medidas para evitar a valorização de sua moeda diante do dólar americano, revela a agência Reuters. Isso não evitou uma queda de 0,2% na Bolsa de Tóquio. 

O mercado considerou insuficiente o aumento de 40 para 50 trilhões de ienes (US$ 630 bilhões) do total de títulos da dívida pública a ser comprado pelo governo para colocar mais dinheiro em circulação.

Na Ásia, a maior queda foi em Seul, 2,3%, no terceiro dia seguido com perdas superiores a 2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário