sábado, 5 de março de 2011

Rebeldes avançam rumo à terra natal de Kadafi

Depois da queda de Ras Lanuf, um importante porto e terminal petrolífero, os rebeldes da Líbia avançam em direção a Sirte, a cidade natal do ditador Muamar Kadafi. Eles também tomaram Ben Jauade. Uma mansão do coronel na cidade em Ras Lanuf foi saqueada.

As forças de Kadafi usaram tanques na Batalha de Zauia, que fica a apenas 50 km a oeste da capital. No quinto dia seguido de combates, tanto os rebeldes quanto o governo afirmam ter o controle da situação.

Em Bengázi, o Conselho Nacional de Transição, que tenta articular um governo provisório, declarou ser o único representante da Líbia. O ex-ministro da Justiça Mustafá Abdel Jalil foi eleito presidente. Participaram da reunião representantes de Bengázi, Batnã, Coube, dos jovens e das mulheres.

O Conselho afirma que sua legitimidade deriva das câmaras municipais que governam as cidades liberadas e destaca o papel de liderança dos jovens na chamada Revolução de 17 de Fevereiro.

Omar Hariri foi nomeado representante para questões militares. Mahmoud Jebril Ibrahim el-Werfali e Ali Aziz al-Eisaui são os encarregados das relações exteriores. Têm a incumbência de obter o reconhecimento do conselho como governo legítimo da Líbia, o que lhe permitiria receber ajuda externa.

• Aviões de Força Aérea dos EUA chegam à Tunísia com ajuda humanitária.

• No aeroporto de Djerba, na Tunísia, milhares de refugiados esperam ser resgatados. Navios alemães e egípcios ajudam a retirar mais gente da Tunísia. Malta coordena saída por mar.

Nenhum comentário: