segunda-feira, 7 de março de 2011

Kadafi bombardeia Ras Lanuf com aviões

A Força Aérea da Líbia bombardeou hoje as cidade de Ben Jauad e Ras Lanuf, um importante terminal petrolífero tomado pelos rebeldes que lutam para derrubar o coronel Muamar Kadafi, no poder há 41 anos.

Diante de um assalto sem precedentes, com tanques, artilharia, aviões e helicópteros, os rebeldes, que têm apenas armas leves e armas antiaéreas, foram obrigados a deixar Ben Jauad.

Em Zauia, a apenas 50 km da capital, pelo menos oito pessoas foram mortas e 20 feridas. Uma fonte da TV Al Jazira disse que o ataque de hoje foi o mais feroz em seis dias de batalha. O governo não conseguiria retomar a cidade porque a população apoia os rebeldes.

A situação seria semelhante em Missurata. As forças de Kadafi invadem a cidade, mas não conseguem manter suas posições porque a população local está contra o coronel.

O Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico, liderado pela Arábia Saudita, pediu à ONU que feche o espaço aéreo da Líbia para proteger a população dos ataques aéreos de Kadafi.

Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama disse que os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estão analisando opções militares para acabar com o conflito na Líbia. Obama advertiu que Kadafi e seus assessores mais próximos serão responsabilizados pelos crimes cometidos na repressão ao movimento pela democracia na Líbia.

Nenhum comentário: