sábado, 8 de janeiro de 2011

Girassóis de Gauguin vão a leilão em Londres

A casa de leilões Christie's de Londres espera faturar entre R$ 190 milhões e R$ 280 milhões no primeiro grande leilão de arte de 2011, marcada para 9 de fevereiro. O destaque é o quadro Natureza Morta em L'Espérance, pintado em 1901 pelo francês Paul Gauguin em homenagem ao amigo holandês Vincent van Gogh.

Para a chefe de impressionismo e arte moderna da Christie's, Giovanna Bertazzoni, "o quadro é da melhor época da carreira de Gauguin, quando ele largou tudo, abandonou a vida burguesa e o emprego que tinha no mercado financeiro em Paris para morar no Taiti, uma ilha da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico, que representava a vida selvagem e a natureza intocada pela civilização".

Os dois gênios da pintura moraram juntos em Arles, no Sul da França e tiveram um caso, o que levou Van Gogh a cortar a orelha num ataque de fúria.

Onze anos depois do suicídio de Van Gogh, Gauguin pintou quatro quadros com girassóis.

Também serão leiloados no mesmo dia A Amante, do pintor surrealista belga René Magritte; Navios em Collioure, do pintor francês André Derain; um quadro da série de bailarinas do pintor e escultor impressionista Edgas Degas; a Natureza Morta com Violão (Cortina Vermelha), do pintor e escultor cubista francês Georges Braque; e um estudo do pintor e escultor espanhol Salvador Dalí para O Mel é Mais Doce do que o Sangue.

Nenhum comentário: