quinta-feira, 8 de julho de 2010

Anticorpo neutraliza 91% dos vírus da aids

Num passo importante no desenvolvimento de uma vacina contra a aids, três anticorpos poderosos se mostraram capazes de neutralizar o vírus da imunodefiência humana (HIV), causador da síndrome de deficiência imunológica adquirida (aids, da sigla em inglês).

Um anticorpo chamado VRC01 conseguiu 91% das diferentes cepas do HIV, revela a edição de 9 de julho da revista de divulgação científica Science, da Associação Americana para o Avanço do Ciência. Na imagem acima, o anticoporco ataca o vírus.

Cientistas do Centro de Pesquisa de Vacina do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infectocontagiosas dos Estados Unidos examinaram 25 milhões de células de um homossexual negro americano de 60 anos portador do HIV para encontrar 12 que produziram anticorpos.

Os três anticorpos se conectam a uma parte do vírus que não varia, apesar de sua grande mutabilidade. Isso explica por que são capazes de combater uma grande variedade de HIVs.

Agora, o desafio é entender o mecanismo de ação dos anticorpos VRC01 e VRC02 para desenvolver vacinas e medicamentos capazes de fazer com que qualquer pessoa produza esses anticorpos.

Mais de 33,4 milhões de pessoas tinham o HIV em 2008, a última estatística disponível. Cerca de 2,7 milhões pegaram a doença naquele ano. Em 30 anos de pandemia, a aids matou mais de 25 milhões de pessoas no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário