terça-feira, 5 de janeiro de 2010

BRICs são melhor opção para 2010

Os mercados emergentes, especialmente os BRICs, são a melhor opção de investimento para 2010, diz hoje o FT, lembrando que o índice das ações desses mercados ainda estão 28% abaixo dos recordes de outubro de 2007.

• A inflação na Eurozona volta a subir. Em dezembro, a taxa anual ficou em 0,9%. Depois de 0,5% em novembro, a série indica uma tendência de aumento. Como a taxa básica de juros está em 1% ao ano, a expectativa é que o Banco Central da Europa volte a aumentar os juros em breve.

• Os países da Eurozona enfrentam o desafio de encontrar compradores para US$ 1,435 tri em bônus de dívidas públicas em 2010.

• O desemprego na Espanha cresceu 25,4% no ano passado, atingindo 3,9 milhões de trabalhadores.

• As vendas de carros na Alemanha cresceram 23%, mas começaram a cair em dezembro, com a desativação do subsídio para trocar de carro.

• As vendas pendentes de casas nos EUA caíram 16% em novembro mas as encomendas à indústria subiram, confirmando a recuperação da indústria.

• A venda de automóveis no Japão cresceu 36,5% em dezembro para 250 mil veículos, na comparação com o mesmo mês no ano passado, mas caiu 9,2% no ano de 2009 como um todo para 2,92 milhões.

• A Islândia, primeiro país a quebrar com a crise vive uma crise política. O presidente rejeitou uma decisão do governo de pagar os depósitos de estrangeiros no banco Icesave, rejeitada pela população. A UE só aceitará o pedido de associação do país se os poupadores forem compensados.

• De olho no mercado indiano, a indústria automobilística alemã lança novos modelos no Salão do Automóvel de Nova Déli (2136). A japonesa Honda lança um novo carro compacto.

• As vendas da Chrysler caíram 4% em dezembro na comparação anual, uma indicação de que a empresa não se recuperou depois da concordata. As vendas da Ford avançaram 33% em dezembro.

• A Nestlé compra por US$ 3,7 bi o setor de pizzas congeladas da Kraft Foods, que junta dinheiro para comprar a fábrica de chocolate britânica Cadbury.

• Os americanos gastaram quase US$ 10 bi para ir ao cinema em 2009, mais do que com DVDs.

• As bolsas da Ásia subiram, depois das altas de ontem na Europa, nos EUA e nos preços dos produtos primários.

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