segunda-feira, 2 de março de 2009

Moody's alerta para risco de calote argentino

A agência de classificação de risco Moody's advertiu hoje que a Argentina pode ter problemas para financiar os pagamentos de sua dívida no próximo ano.

"Mesmo que a Argentina consiga pagar o serviço da dívida este ano, é provável que as opções de financiamento para 2010 sejam muito mais reduzidas", declarou a Moody's.

Em um dia de forte turbulência no mercado financeiro internacional por causa do prejuízo recorde da seguradora transnacional americana AIG, o Índice Merval, da Bolsa de Valores de Buenos Aires, sofreu uma queda de 7,4%, reflexo do aumento da desconfiança dos investidores quanto ao futuro imediato do país. Foi a maior queda em 2009.

O dólar subiu para 3,62 pesos argentinos. Foi um dia de alta para a moeda americana no mundo inteiro. Apesar dos problemas da economia dos EUA, o dólar ainda é a moeda internacional preferida, a moeda preferida para reserva de valor. Uma alternativa é o ouro, mas o ouro não paga dividendos.

O euro está ameaçado pelos problemas da Europa Oriental e o iene está ligado a uma das economias mais abaladas pela crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário