terça-feira, 3 de outubro de 2006

Vendas da GM caem e da Ford e da Toyota crescem

A General Motors, maior fabricante de automóveis do mundo, anunciou hoje uma queda de 3,1% na venda de veículos leves nos Estados Unidos, no momento em que sua diretoria examina a possibilidade de uma aliança com a Renault e a Nissan. Antes, a Ford revelara um aumento de 4,7% na demanda por seus carros, depois de sete meses consecutivos de queda, enquanto as vendas do grupo Daimler-Chrysler baixaram 3,8%.

Apesar da queda nas vendas, o jornal The Wall St. Journal, porta-voz do centro financeiro de Nova Iorque, prevê uma melhoria significativa no balanço da GM, que teve um prejuízo de US$ 10 bilhões no ano passado.

A GM foi durante muito tempo a maior empresa do mundo, fabricante do Cadillac, do Buick e do então popular Chevrolet, marcas mitológicas na História do automóvel americano.

Nos anos 60, no livro O Desafio Americano, um intelectual francês, Jean-Jacques Servan-Schreiber, a descreveu como a terceira potência mundial, abaixo somente dos Estados Unidos e da União Soviética. Mas a globalização da economia cobrou um preço elevado dos gigantes da era industrial, e a GM luta para se recuperar.

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