terça-feira, 18 de junho de 2024

Hoje na História do Mundo: 18 de Junho

INÍCIO DA GUERRA DE 1812

    Em 1812, o presidente James Madison declara guerra ao Império Britânico. Começa a Guerra de 1812 ou Guerra Anglo-Americana, uma consequência das guerras napoleônicas na Europa.

Como o Reino Unido é seu grande inimigo, Napoleão decreta o Bloqueio Continental, proibindo os países do continente europeu de negociar com os britânicos. Isto causa a fuga da família real de Portugal, antigo aliado da Inglaterra, para o Brasil.

Nos EUA, os federalistas apoiam o Reino Unido enquanto os republicanos preferem a França Revolucionária. Os britânicos, que dominam os mares, têm relações comerciais com os sulistas e tentam impedir acordos entre os franceses e os nortistas, infringindo os direitos comerciais e de navegação dos EUA. Com a guerra, tentam reconquistar a ex-colônia.

Os EUA invadem o Canadá, tomam várias cidades e tentam convencer os colonos a romper com a coroa britânica e se juntar aos EUA, mas os britânicos mobilizam uma grande quantidade de tropas, obrigam os invasores a recuar, invadem os EUA e incendeiam Washington, inclusive a Casa Branca, em 24 de agosto de 1814.

A guerra termina com o Tratado de Gante, que restaura o status quo anterior à guerra, em 17 de fevereiro de 1815. A reconstrução da capital dos EUA vai até 1819.

BATALHA DE WATERLOO

    Em 1815, a Sétima Coligação (Reino Unido, Áustria, Prússia e Rússia), vence o imperador francês Napoleão Bonaparte e põe fim a 23 anos de guerras entre a França Revolucionária e outras potências europeias.

Napoleão nasce em 15 de agosto de 1769 em Ajácio, a capital da ilha da Córsega, que dois anos antes se torna parte da França. Com a derrocada da aristocracia na Revolução Francesa de 1789, Napoleão ascende rapidamente na hierarquia do Exército, onde antes para ser general precisava ter quatro gerações de nobreza.

General aos 24 anos, depois da campanha do Egito, em 1798, Napoleão é nomeado cônsul em 1799 e acaba com a revolução na França, enquanto seu exército cidadão luta contra as monarquias europeias. Em 1804, Napoleão se coroa imperador.

Ele não consegue invadir a Inglaterra por causa das derrotas para o almirante Horácio Nelson em Abukir (1799) e Trafalgar (1805). Mas controla maioria do continente, inclusive a Península Ibérica, o que provoca a fuga da família real portuguesa para o Brasil e a independência da América Latina.

Seu maior erro é a invasão da Rússia em 24 de junho de 1812 com o Grande Exército, de 600 mil homens. Depois de uma vitória francesa com enormes perdas na Batalha de Borodino, o Exército russo recua e incendeia Moscou, deixando os franceses sem abrigo e sem comida no início do outono no Hemisfério Norte. A fuga termina em 14 de dezembro. Napoleão nunca se recupera da Campanha da Rússia.

Em 1813, a Sexta Coligação contra Napoleão (Áustria, Prússia, Rússia, Reino Unido, Suécia e alguns estados alemães) o derrota na Batalha de Leipzig. No ano seguinte, seus inimigos invadem Paris. Em 11 de abril de 1814, Napoleão abdica e vai para o exílio na Ilha de Elba, no Mar Mediterrâneo.

O general foge de Elba em fevereiro de 1815 e retoma o poder em 20 de março, mas o segundo reinado dura apenas 100 dias. Um exército da Sétima Coligação (Reino Unido, Áustria, Prússia e Rússia), sob o comando do Duque de Wellington, vence Napoleão na Batalha de Waterloo, na Bélgica, em 18 de junho de 1815. Ele abdica em 22 de junho e vai preso para a Ilha de Santa Helena.

IMIGRAÇÃO JAPONESA

    Em 1908, começa a imigração japonesa no Brasil com a chegada de 781 pessoas ao porto de Santos no navio Kasatu-Maru.

Hoje o Brasil tem a maior colônia de descendentes de japoneses do mundo, cerca de 2 milhões de nikkeis.

NASCE PAUL McCARTNEY

    Em 1942, nasce em Liverpool, na Inglaterra, James Paul McCartney, músico, compositor, cantor, multi-instrumentista, empresário, vegetariano e ativista dos direitos dos animais que conquistou a fama como baixista dos Beatles e teve 29 canções em primeiro lugar nas paradas de sucesso nos Estados Unidos.

Paul conheceu John ao assistir a um show da banda Quarrymen, de John. A tia de Lennon teria se oposto à amizade porque Paul vinha da classe operária. Logo, os dois começam a compor juntos. Em 1958, Paul convence John a convidar George Harrison para a banda.

Em 1960, The Beatles vão tocar em Hamburgo, na Alemanha, onde John entrava no palco com um quepe e fazia a saudação nazista: "Heil, Hitler!". Paul e Pete Best, então baterista da banda, são expulsos da Alemanha ao provocar um incêndio no hotel onde estavam hospedados.

The Beatles fazem o primeiro show no Cavern Club, em Liverpool, em 21 de março de 1961. Neste ano, voltam a Hamburgo e conhecem Brian Epstein, o empresário que consegue um contrato com a gravadora EMI. Em 1964, depois do sucesso na Inglaterra, eles estouram nos Estados Unidos.

Paul é o principal autor das músicas românticas dos Beatles. Yesterday é a música mais regravada por outros artistas da história. Em 1979, o Guinness – o Livro dos Recordes o considerou o compositor de maior sucesso da música pop.

Aos 82 anos, Paul continua em atividade. Conseguiu recriar a voz de John Lennon com inteligência artificial para gravar Now and Then, o último sucesso dos Beatles.

GOLPE DA CIA NA GUATEMALA

    Em 1954, com cobertura aérea dos Estados Unidos, 480 homens liderados por Carlos Castillo Armas invadem a Guatemala, no início do segundo golpe de Estado organizado pela CIA (Agência Central de Inteligência) durante a Guerra Fria, depois da queda do primeiro-ministro do Irã, Mohamed Mossadegh, em 1953, que nacionalizara o petróleo.

A Revolução Guatemalteca começa em 1944, quando uma revolta popular derruba o ditador Jorge Ubico. Na primeira eleição democrática da história deste país da América Central, Juan José Arévalo é eleito presidente em 1945 com 86% dos votos. Ele introduz o salário mínimo e programas de alfabetização. Sobrevive a 25 tentativas de golpe e não disputa a reeleição.

Em 1951, é eleito Jacobo Árbenz, que faz uma reforma agrária, nacionaliza das terras da companhia bananeira United Fruit, a distribui a camponeses e legaliza o Partido Comunista. Nacionalista de esquerda, é descrito nos EUA como comunista.

O presidente Harry Truman autoriza o golpe em 1952, mas a mudança de governo, com a eleição de Dwight Eisenhower, o comandante militar aliado na Segunda Guerra Mundial (1939-45), adia a queda de Árbenz, apesar da plataforma anticomunista do novo presidente.

Em agosto de 1953, Eisenhower autoriza a operação da CIA, que financia, arma e treina os 480 soldados de Carlos Castillo. A propaganda anticomunista e uma estação de rádio fomentam o golpe e tentam isolar a Guatemala internacionalmente.

Quando os golpistas invadem, os EUA fazem um bombardeio aéreo e um bloqueio naval. Os mercenários de Castillo fracassam nas primeiras tentativas, mas a guerra psicológica e a ameaça de uma invasão norte-americana intimidam o Exército da Guatemala, que não resiste. Árbenz tenta armar a população civil, mas acaba renunciando em 27 de junho.

Dez dias depois, Carlos Castillo toma o poder, impõe uma ditadura, proíbe os partidos políticos, prende tortura e mata oposicionistas, e anula as reformas sociais da revolução. É o início de uma guerra civil de quatro décadas de guerrilhas de esquerda contra governos apoiados por Washington, uma das mais brutais da Guerra Fria na América Latina, só comparável à da Colômbia, com um genocídio do povo maia e 150 a 200 mil mortes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário