quinta-feira, 2 de abril de 2015

EUA e Irã acertam linhas gerais de um acordo nuclear

Dois dias depois do prazo previsto anteriormente, as cinco grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha chegaram a um acordo preliminar com o Irã para desarmar o programa nuclear iraniano e evitar que o país faça a bomba atômica, anunciou o jornal digital americano The Huffington Post. Um anúncio é esperado em breve.

O ministro do Exterior do Irã, Mohamed Javad Zarif, e a comissária de Relações Exteriores da União Europeia, Federica Mogherini, devem dar entrevista coletiva daqui a pouco.

Nos últimos dias, houve problemas. O Irã recusou a exigência de enviar todo o seu urânio enriquecido para armazenamento no exterior, no caso na Rússia, e insistiu no direito de continuar fazendo pesquisas nucleares. Também quer o levantamento imediato das sanções internacionais aprovadas pela ONU.

As grandes potências ocidentais relutam em aceitar o fim das sanções enquanto não ficar claro que o Irã vai cumprir o acordo. Sabem que será muito mais difícil aprovar novas sanções no Conselho de Segurança da ONU, onde a Rússia tem votado contra o Ocidente por causa da guerra na Ucrânia.

Os detalhes finais devem ser acertados até 30 de junho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário