segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ex-chanceler soviético Chevardnadze morre aos 86 anos

O ministro do Exterior da União Soviética da era Mikhail Gorbachev, Eduard Chevardnadze, que presidiu a Geórgia depois do fim da URSS, morreu hoje aos 86 anos, informou sua família.

Chevardnadze foi um dos principais negociadores do degelo na Guerra Fria entre EUA e URSS, especialmente dos acordos para reduzir os arsenais nucleares das duas superpotências. De 1972 a 1985, foi primeiro-secretário e líder do Partido Comunista da Geórgia.

Com a ascensão ao poder de Gorbachev, em 11 de março de 1985, Chevardnadze foi nomeado ministro do Exterior, cargo que ocupou até o fim da URSS, com uma interrupção de dezembro de 1990 a novembro de 1991. Depois do líder, foi o principal formulador da política externa durante a abertura política soviética.

Diante da dissolução da URSS, Chevardnadze voltou à Geórgia, onde foi presidente do Parlamento e, a partir de 1995, presidente do país. Seu governo foi marcado por denúncias de corrupção e favoritismo.

A forte suspeita de fraude nas eleições parlamentares de 2 de novembro de 2003 levou à chamada Revolução Rosa. Os protestos começaram em 22 de novembro, quando o novo Parlamento se reuniu. No dia seguinte, Chevardnadze renunciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário