terça-feira, 8 de maio de 2012

Mapa eleitoral mostra nove estados-chaves nos EUA

A eleição presidencial de 6 de novembro de 2012 nos Estados Unidos pode ser decidida em apenas nove estados-chaves, onde o presidente Barack Obama e o candidato da oposição republicana, Mitt Romney, estão virtualmente empatados.

No sistema eleitoral americano, o presidente é eleito por um Colégio Eleitoral formado por 538 delegados indicados pelos estados. Quem ganha a eleição no voto popular num estado leva todos os delegados daquele estado. Para ser presidente, são necessário 270 votos dos chamados grandes eleitores.

Assim, não há disputa onde o eleitorado é democrata, como na Califórnia e em Nova York, ou claramente republicano, como no Texas, no Kansas e nas Dakotas do Norte e do Sul, só para citar alguns exemplos.

Os candidatos concentram suas campanhas nos estados que podem virar o jogo, indo para qualquer dos lados. Por isso, o presidente Obama começa sua campanha em Ohio e na Virgínia.

Em 2008, Obama ganhou nove estados considerados decisivos em 2012. Mas agora a situação mudou,  como revela este mapa eleitoral feito pelo jornal The New York Times. Com base nestas previsões, o presidente teria no momento 217 votos contra 206 do oposicionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário