domingo, 8 de abril de 2012

Israel declara Günter Grass 'persona non grata'

O ministro do Interior israelense, Eli Yishai, declarou hoje que o escritor e jornalista alemão Günter Grass, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em , é persona non grata em Israel. Ele escreveu um poema acusando o país de ser uma ameaça à paz mundial por causa do risco de um bombardeio para tentar destruir as instalações atômicas do Irã, suspeito de desenvolver armas nucleares.

Grass está proibido de visitar o país por "sua tentativa de exacerbar o ódio contra o Estado e o povo de Israel, e portanto fomentar uma ideia a que esteve vinculado no passado com o uniforme das SS", informa em nota oficial o Ministério do Interior.

Como jornalista, Grass chegou a se fantasiar da turco para ver como as minorias são tratadas na Alemanha. O resultado está no livro Cabeça de Turco. Ele também escreveu O Medo do Goleiro na Hora do Pênalti, entre outros sucessos.

No poema publicado num jornal alemão na segunda-feira, 2 de abril de 2012, Grass condena a venda de armas a Israel e pede ao mundo que impeça o Estado judaico de bombardear o Irã.

Ao justificar sua decisão, o ministro alegou que "pequenas sementes de ódio antissemita podem se transformar num grande fogo com danos para toda a humanidade", reporta o jornal liberal israelense Haareetz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário