sexta-feira, 4 de março de 2011

Rebeldes líbios avançam mais de 100km

Os rebeldes da Líbia avançaram hoje cerca de 120 quilômetros até a cidade de Ras Lanufe, um importante porto e terminal petrolífero, mas enfrentaram nova contra-ofensiva das forças do coronel Muamar Kadafi. Um de seus líderes insistiu que eles precisam de cobertura aérea para marchar até a capital e derrubar o ditador.

Os manifestantes conseguiram realizar protestos em várias cidades, inclusive Trípoli, onde a polícia reagiu com gás lacrimogênio e tiros. Kadáfi é acusado de lançar uma onda de terror na capital, com sequestros e estupros de dissidentes.

 As forças de Kadafi fizeram nova tentativa de recapturar Missurata e Zauia, atacada durante horas por mercenários. Pelo menos 33 pessoas morreram e outras 120 saíram feridas, informou a TV Al Arabiya.

As autoridades líbias voltam a acusar Al Caeda de drogar a juventude rebelde do país.

Na capital dos rebeldes, Bengázi, houve uma grande manifestação. No fim da tarde, a periferia da cidade foi abalada por uma forte explosão.

Os navios de guerra dos EUA chegam à ilha de Creta, na Grécia.

Na Venezuela, o presidente Hugo Chávez defendeu sua proposta de mediação, rejeitada pelos EUA, a Europa, os rebeldes líbios e até um filho de Kadafi.

O preço do petróleo voltou a subir. Na Bolsa Mercantil de Londres, o barril foi cotado a US$ 115,89.

Nenhum comentário:

Postar um comentário