quinta-feira, 3 de março de 2011

Kadafi volta a bombardear rebeldes

As forças do coronel Muamar Kadafi voltaram a atacar Brega, um importante terminal petrolífero, e Ajdábia hoje, onde as derrotas do governo nos últimos dias levantaram o moral dos rebeldes.

Centenas de voluntários tentam defender essas cidades. Novos vídeos amadores divulgados mostra rebeldes armados em Ugaila, a oeste de Brega, que é o novo limite do território ocupado por eles.

No Centro de Treinamento da Marinha, em Tobruk, um grupo de fuzileiros navais líbios aderiu à rebelião.

A capital dos rebeldes, Bengázi, amanheceu em calma. Jovens rebeldes cantavam nas ruas. Amanhã o Conselho Nacional deve apontar nomes de um governo provisório

Em entrevista à TV árabe Al Jazira, um médico de Trípoli acusou forças kadafistas de jogar pacientes pela janela, matar presos de fome e de sede, sequestrar crianças e prender ativistas.

O subchefe da delegação líbia na ONU defendeu a necessidade de impor uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia. Mas o presidente Barack Obama não manifestou intenção de usar a força.

Três fuzileiros navais holandeses que participavam de uma missão de resgate na Líbia foram presos.

Documentos vazados pelo WikiLeaks mostram os filhos de Kadafi Mutassim e Mohamed brigando por uma fábrica da Coca-Cola num conflito armado comparado por diplomatas dos EUA com as guerras internas da máfia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário