domingo, 10 de outubro de 2010

Liga Árabe dá ultimato sobre paz no Oriente Médio

A Liga Árabe, reunida na Líbia, deu hoje um ultimato aos Estados Unidos, dando um mês de prazo para que o governo Barack Obama convença Israel a proibir as construções nas colônias judaicas da Cisjordânia ocupada.

Em Jerusalém, o ministro da Defesa e vice-primeiro de Israel, Ehud Barak, recebeu os ministros do Exterior da França, Bernard Kouchner, e da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, que foram levar o apoio da Europa ao processo de paz no Oriente Médio.

Kouchner declarou que os 27 países da União Europeia concordam que a solução para o conflito está na criação de um país palestino independente convivendo em paz com Israel.

Moratinos acrescentou que Israel e a Liga Árabe deram sinais claros de que têm interesse que as negociações levem a um acordo de paz definitivo.

Na Faixa de Gaza, um porta-voz do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que rejeita o diálogo com Israel, considerou inútil o apelo da Liga Árabe, alegando que a história recente mostra que Israel e os EUA não querem a paz, só procuram desculpas para consolidar a ocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário