terça-feira, 9 de março de 2010

FT fala em guerra comercial EUA-Brasil

O aumento pelo Brasil das alíquotas de importação de alguns produtos americanos, em retaliação pelos subsídios dos Estados Unidos às exportações de algodão, ameaça provocar uma guerra comercial entre os dois países, alerta hoje o jornal inglês Financial Times.


As tarifas de importação de carros dos EUA sobem de 35% para 50%. Para eletrodomésticos como televisores, refrigeradores e câmeras de vídeo, de 20% para 40%. E o imposto sobre cosméticos dobra de 18% para 36%.


Em 2002, o Brasil recorreu à Organização Mundial do Comércio (OMC) para protestar contra os subsídios ao algodão americano. Agora, a OMC autorizou a retaliação brasileira no valor de US$ 560 milhões.


A questão deve ser negociada nos próximos 30 dias entre os dois governos. O objetivo da retaliação é atingir setores politicamente sensíveis do aparelho produtivo do outro país, como a indústria automobilística, para que esses setores pressionem, no caso, os algodoeiros para não serem punidos por causas dos subsídios agrícolas.


O ideal é que a prática que distorce o comércio internacional seja eliminada. Mas o subsídio ao algodão está na Lei Agrícola dos EUA. É uma batalha a ser travada num Congresso ideologicamente dividido pelo governo Barack Obama e pelo radicalismo cada vez maior da oposição republicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário