sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Medo de recessão derruba bolsas

Um relatório fraco sobre o emprego nos Estados Unidos aumentou o temor de uma recessão na maior economia do mundo, derrubando a Bolsa de Valores de Nova Iorque. Nesta sexta-feira, o Índice Dow Jones caiu 2%; o S&P 500, 2,5%; e a Nasdaq, das ações de empresas de alta tecnologia, 3,8%.

Em dezembro, a economia americana criou apenas 18 mil empregos a mais do que destruiu fora do setor agrícola. É o pior desempenho do mercado de trabalho desde agosto de 2003. A taxa de desemprego subiu de 4,7% para 5%, maior nível desde novembro de 2005.

Na Europa, o fraco desempenho do mercado de trabalho americano também derrubou os mercados. O Banco Central da Europa enfrenta um difícil dilema entre inflação, que foi de 3,1% ao ano em dezembro, puxada pelos preços do petróleo, e a necessidade de estimular a economia para superar a crise provocada pelos tomadadores de segunda linha nos EUA.

A baixa no dia anterior em Wall Street e a alta nos preços do petróleo já tinham aumentando o medo de uma recessão mundial no Japão, derrubando também a Bolsa de Tóquio. O Índice Nikkei caiu 4%.

Aumenta a chance de que o Federal Reserve Board (Fed), o banco central dos EUA, corte sua taxa básica de juros de 4,75% para 4,5% ao ano na reunião de 29 e 30 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário