quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 9 de Novembro

NOITE DOS CRISTAIS

    Em 1938, numa amostra inicial do Holocausto, os nazistas lançam uma onda de terror atacando sinagogas, cemitérios, escolas, casas e lojas de judeus na Alemanha e na Áustria.

Cerca de 100 judeus são mortos, 7,5 mil lojas depredadas, centenas de sinagogas, túmulos, escolas e casas são vandalizadas. Dez mil judeus são presos e enviados a campos de concentração. Meses depois, são soltos com a promessa de deixar a Alemanha.

SARTRE DENUNCIA O COMUNISMO

    Em 1956, depois da brutal invasão soviética para esmagar uma revolta na Hungria, o filósofo e escritor francês Jean-Paul Sartre denuncia o regime comunista, a União Soviética e a conivência do Partido Comunista Francês (PCF).

Sartre nasce em Paris em 1905 e se torna um expoente do existencialismo, uma corrente filosófica que não vê sentido na vida e considera que a existência precede a essência: "O importante não é o que fazemos de nós, mas o que fazemos daquilo que fazem de nós.

Ao comentar o massacre da revolta húngara em entrevista à revista L'Express, Sartre declara: "Eu condeno totalmente a invasão soviética sem qualquer reserva. Sem imputar qualquer responsabilidade ao povo russo, eu insisto que o governo atual cometeu um crime... 

"E o crime, para mim, não é só a invasão de Budapeste por tanques, mas o fato de que foi tornada possível por 12 anos de terror e imbecilidade... É e será impossível restabelecer qualquer tipo de contato com os homens que lideram atualmente o PCF. Cada sentença que eles proferem, cada ação que tomam é a culminação de 30 anos de mentiras e esclerose."

QUEDA DO MURO DE BERLIM

    Em 1989, o regime comunista da Alemanha Oriental autoriza a sair do país simplesmente apresentando o passaporte num posto de fronteira e abre o Muro de Berlim, símbolo da divisão do mundo durante a Guerra Fria.

No fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45), a Alemanha é ocupada e dividida entre os aliados: Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética. Em 1949, os setores norte-americano, francês e britânico se unem para formar a Alemanha Ocidental. A parte soviética vira a Alemanha Oriental.

Diante da fuga em massa de alemães orientais para o Ocidente, na madrugada de 12 para 13 de agosto de 1961, o regime comunista alemão-oriental ergue um muro e transforma o país numa prisão e num símbolo da divisão do mundo.

Com a ascensão do reformista Mikhail Gorbachev à liderança do Partido Comunista da URSS em 11 de março de 1985, começa uma era de abertura política (glasnost) e econômica (perestroika) que leva a uma onda de revoluções liberais nos países comunistas do Bloco Soviético, na Europa Oriental, em 1989.

Depois da Hungria, que abre a cortina de ferro em 2 de maio, e da Polônia, que realiza as primeiras eleições democráticas em junho, chega a vez da Alemanha Oriental. A queda do muro leva à reunificação da Alemanha, em 3 de outubro de 1990. 

Nenhum comentário: