sábado, 22 de outubro de 2022

Hoje na História do Mundo: 22 de Outubro

 PRIMEIRO SALTO DE PARAQUEDAS

    Em 1797, André-Jacques Garnerin faz em Paris o primeiro salto de paraquedas, pulando de um balão a pouco menos de mil metros de altitude.

A ideia de usar a resistência do ar para amortecer a queda está em textos de Leonardo da Vinci. Garnerin decide fazer um projeto quando está preso pela Revolução Francesa (1789-99). Faz o primeiro paraquedas em 1797, com 7 metros de diâmetro.

Como não incluiu uma saída de ar no topo do paraquedas, Garnerin desce com oscilações fortes, mas aterrissa ileso a cerca de 800 metros do lugar onde o balão decolou.

Sua mulher, Jeanne Geneviève Garnerin, se torna a primeira paraquedista em 1799. Numa exibição na Inglaterra, em 1802, ele salta de uma altura de 2.440 metros. No ano seguinte, morre num acidente com balão quando se preparava para testar um novo paraquedas.

KENNEDY BLOQUEIA CUBA

    Em 1962, no auge da Crise dos Mísseis em Cuba, o presidente John Kennedy faz um pronunciamento ao povo norte-americano e anuncia um bloqueio naval para impedir navios da União Soviética de chegar à ilha com mais equipamentos nucleares.

A tensão entre os EUA e a URSS em torno de Cuba se agrava com a fracassada invasão da Baía dos Porcos, em abril de 1991, uma operação articulada pela Agência Central Inteligência (CIA) com refugiados cubanos, um projeto do vice-presidente Richard Nixon, um ferrenho anticomunista, no governo Dwight Eisenhower (1953-61). O presidente John Kennedy (1961-63) herdou a operação.

Vitorioso, o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro, pede proteção à URSS. Em um ano, o número de assessores militares soviéticos em Cuba sobe para mais de 20 mil.

Fidel e o líder soviético, Nikita Kruschev, estão certos de que os EUA tentariam invadir de novo. Sob pressão da linha dura, Kruschev pensa em se fortalecer e neutralizar a presença de mísseis nucleares norte-americanos perto do território soviétivo, na Turquia.

Dois dias depois, devidamente analisadas por oficiais de inteligência, as fotos chegam à mesa do presidente Kennedy no Salão Oval da Casa Branca. Os mísseis dão à URSS a condição de lançar um primeiro ataque de uma distância de 140 quilômetros.

Kennedy cria um gabinete de guerra, onde pombas falcões travam um duelo entre diplomacia e uso da força e decidem impor um bloqueio aeronaval em Cuba. 

Em 22 de outubro, Kennedy faz um pronunciamento na televisão comunicando ao povo norte-americano que a URSS está instalando mísseis nucleares em Cuba e anuncia o que chamou de "quarentena", na verdade um bloqueio. Deixa claro que não descarta uma ação militar para acabar com o que chama de "ameaça clandestina, imprudente e provocadora à paz mundial."

Todo navio soviético que se aproximar de Cuba está sujeito a abordagem e inspeção dos EUA para que não levar mais equipamentos nucleares à ilha. Kennedy exige a retirada dos mísseis e a destruição dos silos. O bloqueio começa em 23 de outubro.

São os dias mais tensos da Guerra Fria. Nunca o mundo fica tão perto de uma guerra nuclear. Diante do impasse, os EUA se preparam para invadir Cuba. Um jornalista soviético, todo jornalista soviético era também agente secreto, estranha a ausência de jornalistas no café do Capitólio e comenta com um garçom, que avisa: "Está todo o mundo indo para Cuba porque os EUA vão invadir.

Este jornalista liga para Moscou e Kruschev finalmente cede. Em 27 de outubro, a URSS anuncia a retirada dos mísseis de Cuba e os EUA se comprometem a remover os mísseis instalados na Turquia, que eram obsoletos e seriam retirados mesmo, e fazem um acordo tácito para não invadir Cuba.

Depois desta crise, as superpotência instalam o telefone vermelho, uma linha direta entre o Kremlin e a Casa Branca para os líderes resolverem pessoalmente as crises mais graves. Enfraquecido, Kruschev cai dois anos depois.

SARTRE REJEITA NOBEL

    Em 1964, o escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre ganha o Prêmio Nobel de Literatura, mas não aceita.

Sartre nasce em 21 de junho de 1905. Perde o pai aos 15 meses e vai morar com.a mãe na casa dos avós maternos. De 1924 a 1929, estuda na Escola Normal Superior, uma faculdade de elite, onde é contemporâneo de Paul Nizan e de Raymond Aron. Nesta época, conhece Simone de Beauvoir, sua companheira para a vida toda. 

Em 1938, publica seu primeiro romance, Náusea. Com o início da Segunda Guerra Mundial, é convocado, capturado e fica um ano detido. Depois que os nazistas tomam a França, em 1940, luta pela resistência.

Durante a guerra, publica uma de seus livros mais importantes, O Ser e o Nada, onde diz que o homem está condenado à liberdade e tem responsabilidade social.

Filósofo existencialista, acredita que a vida em si não tem sentido, então cada um deve criar um sentido para a vida. Sartre encarna o intelectual militante, que acha que tem um papel social a cumprir. É um pensador e artista ativista, que defende causas de esquerda a vida inteira, inclusive a Revolução dos Estudantes, em maio de 1968.

ARMSTRONG PERDE TÍTULOS

    Em 2012, o ciclista norte-americano Lance Armstrong perde os sete títulos de vencedor da Volta Ciclística da França por doping com drogas ilícitas e transfusões de sangue para melhorar o desempenho e é banido do esporte para sempre. 

É a queda espetacular de um ídolo que vira exemplo ao vencer o câncer e se tornar um campeão.

Armstrong nasce no Texas em 1971, se torna ciclista profissional em 1992 e número um do ranking mundial em 1996, quando recebe, em outubro, um diagnóstico de câncer nos testículos no estado três, que também atinge pulmões, cérebro e abdome.

Depois de cirurgia e quimioterapia, ele volta a treinar no início de 1997. Ganha a primeira Volta da França em 1999 e repete a vitória todos os anos até 2005. Em 2004, é o primeiro a vencer a prova seis vezes. 

Ele larga o ciclismo profissional, mas volta em 2009, quando fica em terceiro lugar, 2010, quando é o 23º, e abandona definitivamente o esporte de competição em 2011 aos 39 anos.

Em julho de 2012, depois de dois anos de investigação, a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) acusa Armstrong de se dopar desde agosto de 1998. Ele protesta dizendo ser vítima de "uma caça às bruxas inconstitucional", mas a USADA divulga em 10 de outubro centenas de páginas com provas contra, inclusive depoimentos de ex-colegas.

Finalmente ciclista admite o doping em entrevista de TV a Oprah Winfrey em 17 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário: