quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 8 de Setembro

 DAVID DE MICHELANGELO

    Em 1504, uma das esculturas mais famosas do mundo, o David, de Michelangelo Buonarroti, é apresentada ao público pela primeira vez, em Florença, na Itália.

NOVA AMSTERDÃ VIRA NOVA YORK

    Em 1664, o governador da Nova Holanda, Peter Stuyvesant, se rende em Nova Amsterdã para uma esquadra da Inglaterra sob o comando do coronel Richard Nicolls, que muda o nome da cidade para Nova York em homenagem ao Duque de York, que organizara a missão.

A Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, a mesma que invade o Nordeste do Brasil compra em 1624 a ilha de Manhattan da tribo local pelo equivalente a 24 dólares para fundar Nova Amsterdã.

Com a expansão da Nova Holanda para o que hoje são parte de Long Island e dos estados de Connecticut e Nova Jérsei, houve conflitos com os nativos. Em 1641, começa uma longa guerra entre os colonos e os índios Manhattan, com mais de mil mortos.

CERCO DE LENINGRADO

    Em 1941, começa o Cerco de Leningrado, hoje São Petersburgo, a segunda maior cidade da União Soviética, pela Alemanha Nazista, um dos episódios marcantes da Segunda Guerra Mundial (1939-45), que dura 872 dias (2 anos, 4 meses, 2 semanas e 5 dias) em que morrem pelo menos 800 mil, talvez 1 milhão de pessoas.

As forças alemãs recebem o apoio do Exército da Finlândia, que chega pelo istmo da Karélia, região que havia sido tomada pela URSS no início da guerra. Leningrado resiste com 200 mil soldados do Exército Vermelho.

No primeiro dia, os alemães bombardeiam os depósitos de comida para a cidade se render pela fome, que chega num inverno rigoroso, com temperaturas de menos 40 graus centígrados. As pessoas queimam móveis e livros para se aquecer. 

Com a escassez de comida, surge um mercado de carne humana. Os pais proíbem os filhos jovens de sair de casa. A polícia cria uma divisão de canibalismo.

Toda a população é convocada a erguer barreira nos limites da cidade para barrar o avanço do inimigo. No início de novembro, o cerco ao redor de São Petersburgo se fecha. O único acesso é pelo Lago Ladoga. A ração diária para os civis é reduzida a 125 gramas de pão por dia.

O Cerco de Leningrado dura até 27 de janeiro de 1944, quando o avanço do Exército Vermelho rompe as linhas alemãs. Depois do Holocausto, é considerado o pior caso de genocídio da Segunda Guerra Mundial.

ALTHEA GIBSON GANHA CAMPEONATO DOS EUA

    Em 1957Althea Gibson é a primeira pessoa de origem africana a ganhar o Campeonato Nacional de Tênis dos Estados Unidos (hoje Torneio Aberto dos EUA), com a vitória por 2-0 (6-3, 6-2) sobre Louise Brough e recebe o troféu do vice-president Richard Nixon. 

Dois meses antes, Gibson se tornara a primeira pessoas de origem africana a vencer o Campeonato de Wimbledon, diante a rainha Elizabeth II. Um ano antes, ganhara na França como primeira tenista de origem africana a triunfar em torneio do Grand Slam.

FORD PERDOA NIXON

    Em 1974, o presidente Gerald Ford (1974-77) perdoa o ex-presidente Richard Nixon (1969-74) por todos os crimes que possa ter cometido quando governava os Estados Unidos. 

Ford se justifica perante a Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes com o argumento de que quer acabar com a divisão nacional em torno do Escândalo de Watergate.

Único presidente não eleito da história dos EUA, Ford preside a Câmara e se torna presidente quando o vice eleito com Nixon, Spiro Agnew, é afastado por corrupção.

Em 2001, Ford recebe o Prêmio Perfil de Coragem da Fundação Biblioteca John F. Kennedy por perdoar Nixon. Ao justificar o prêmio, a fundação declarou que Ford colocou o amor ao país acima da carreira política.

Depois de perder a eleição de 1976, Ford abandona a política. Morre aos 93 anos em 2006.

Nenhum comentário: