quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 22 de Setembro

 ABOLIÇÃO NOS EUA

    Em 1862, o presidente Abraham Lincoln anuncia que fez um projeto de Declaração de Emancipação para acabar com a escravatura nos Estados Unidos e reorienta a Guerra da Secessão (1861-65) para uma luta contra a escravidão.

Lincoln faz a Declaração de Emancipação em 1º de janeiro de 1863, mas a Emenda Constitucional nº 13, da abolição da escravatura, só é ratificada oito meses depois do fim de Guerra Civil, em 6 de dezembro de 1865.

FORD ESCAPA DE ATENTADO

    Em 1975, Sara Jane Moore aponta uma arma para o presidente Gerald Ford quando ele sai do Hotel Saint Francis, em São Francisco, mas a arma é desviada por um popular, 17 dias depois que ele escapou de outra tentativa de assassinato, também de uma mulher, Lynette Fromme.

Ambas são perturbadas mentalmente. Logo, o serviço secreto prende Sara Moore, que é condenada e cumpre pena até receber liberdade condicional em 31 de dezembro de 2007.

GUERRA IRÃ-IRAQUE

    Em 1980, por ordem do ditador Saddam Hussein, o Iraque invade a província iraniana do Cuzistão, rica em petróleo, dando início à Guerra Irã-Iraque, dura oito anos e mata pelo menos 500 mil pessoas.

Por causa da Revolução Islâmica liderada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini no Irã, os Estados Unidos, a União Soviética e os países árabes apoiam o Iraque, mas os iranianos resistem e o conflito termina num impasse.

Dentro da Guerra Irã-Iraque, houve uma guerra dos petroleiros, quando os dois países ataques os navios-tanques do outro, e uma guerra das cidades, com intenso bombardeio de zonas urbanas.

Com a economia iraquiana arrasada pela guerra, Saddam pressiona os vizinhos Kuwait e Arábia Saudita e invade o Kuwait em 2 de agosto de 1990. Os EUA reagem e, à frente de uma aliança militar de mais de 30 países, expulsam os iraquianos do Kuwait na Guerra do Golfo (1991).

Nenhum comentário: