terça-feira, 2 de agosto de 2022

Visita da presidente da Câmara dos EUA a Taiwan gera crise com China

Num desafio ao regime comunista chinês, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a deputada democrata Nancy Pelosi, chegou hoje a Taiwan, a ilha que a China considera uma província rebelde, onde se encontrou com a presidente Tsai Ing-wen.

O governo chinês protestou e mobilizou as Forças Armadas para manobras militares. Alega que a visita viola o princípio de que só existe uma China, a soberania nacional e a integridade territorial do país, e perturba a paz e a segurança no Estreito de Taiwan. O governo Joe Biden apelou à China para não criar uma crise.

É a mais alta funcionária dos EUA a ir a Taiwan em 25 anos, desde uma visita do então presidente da Câmara, Newt Gingrich.

A viagem é criticada porque o mundo enfrenta uma crise internacional com a invasão da Ucrânia pela Rússia há 160 dias. Os EUA apoiam, financiam e armam a Ucrânia. A China e a Rússia anunciaram uma "parceria ilimitada" em 4 de fevereiro, 20 dias antes do início da guerra. Tudo o que o mundo não precisa é de uma nova crise. O presidente Biden tentou convencer Pelosi a desistir.

Com a viagem, Pelosi tenta fortalecer a liberdade e a democracia no único território chinês governado democraticamente, o que em si já é um desafio à ditadura de partido único de Beijim.

"Hoje o mundo encara uma escolha entre democracia e autocracia. A determinação dos EUA de preservar a democracia aqui em Taiwan e ao redor do mundo continua inquebrantável. Os EUA não vão abandonar Taiwan", declarou Pelosi ao lado da presidente taiwanesa. 

Leia mais em Quarentena News. Veja no meu canal no You Tube. Meu comentário:

Nenhum comentário: