segunda-feira, 4 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 4 de Julho

INDEPENDÊNCIA DOS EUA

      Em 1776, 442 dias depois do início da guerra contra o Império Britânico, o Congresso Continental aprova na Filadélfia a Declaração de Independência dos Estados Unidos.

Assim como a Revolução Francesa de 1789, a independência dos EUA têm raízes na Guerra dos Sete Anos (1756-63), travada na América do Norte, na África, na Ásia na Europa entre a França, a Áustria, a Rússia, a Saxônia e a Suécia, de um lado; e o Reino Unido, Portugal, a Prússia e o reino de Hanôver, do outro. 

Na França, enfraquece a monarquia. No Império Britânico, leva a aumentos de impostos nas colônias americanas com a Lei do Selo de 1765. 

Os colonos americanos sustentaram o esforço de guerra do Império Britânico com sangue, suor, vidas e impostos. Tinham dado sua cota de sacrifício. Protestam com o lema: "Não à taxação sem representação". Se não tinham voto no Parlamento Britânico, não queriam pagar mais impostos aprovados em Londres. Além de boicote a produtos britânicos, há ataques a alfândegas e coletores de impostos.

A Lei do Chá, de 1773, feita sob medida para salvar a Companhia das Índias Orientais dá à empresa vantagens fiscais e o monopólio do comércio do chá na América. Em protesto, em 16 de dezembro de 1773, milhares de pessoas tomam o porto de Boston e cerca de 70, vestidas de índios, invadem um navio e jogam a carga de chá no mar. O episódio é conhecido como a Festa do Chá de Boston, que inspirou movimento de direita contra o governo Barack Obama (2009-17).

Em resposta, o Parlamento Britânico aprova a Lei Coercitiva e instala um governo militar britânico na colônia de Massachusetts, em 1774.  Dá imunidade aos funcionários britânicos. Para dar unidade à luta contra o Império Britânico. os colonos americanos convocam então o Congresso Continental, que se reúne pela primeira vez em 5 de setembro 1774.

A Guerra da Independência (1775-83) começa em abril de 1775, quando o governador britânico de Massachusetts manda atacar um arsenal dos rebeldes americanos em Concord. Em 19 de abril, soldados britânicos se defrontam com uma milícia rebeldes e os dois lados dão os primeiros tiros da guerra.

No início, o conflito é uma espécie de guerra civil dentro do Império Britânico. Para o rei George III, apenas mais uma revolta colonial. Já os colonos lutavam por direitos iguais como cidadãos britânicos. Mas o Parlamento de Westminster se nega a negociar com os rebeldes e contrata mercenários alemães para lutar ao lado das forças imperiais.

Em janeiro de 1776, o grande herói revolucionário inglês Thomas Paine, que mais tarde lutaria pela Revolução Francesa e seria eleito deputado da Assembleia Nacional da França, lança o livro Senso Comum, em que defende a independência dos EUA. O livro vende 500 mil cópias em meses. Paine é o primeiro a falar em Revolução Americana.

Na primavera daquele ano no Hemisfério Norte, a independência conquista o apoio das colônias. Começa a redação da Declaração de Independência. O texto é principalmente obra de Thomas Jefferson. Ao justificar a independência, ele recorre ao filósofo liberal inglês John Locke e suas ideias de direitos naturais e que os governos devem ter o consentimento dos governados.

Um dos trechos mais famosos diz: "Nós acreditamos que estas verdades são autoevidentes, que todos os homens são criados iguais, que são dotados por seu Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade."

Em 2 de julho de 1776, o Congresso Continental aprova uma moção da Virgínia pela independência. Dois dias depois, as outras 12 colônias aderem e a independência dos EUA é proclamada.

MORTE DE PAIS DA PÁTRIA 

   Em 1826, morrem os ex-presidentes John Adams e Thomas Jefferson, os dois últimos sobreviventes dos pais da pátria que fundaram os Estados Unidos. De aliados na luta pela independência, eles viram inimigos políticos.

Adams (1797-1801) é o segundo presidente dos EUA. Precede Jefferson (1801-9), que é seu vice-presidente, o vence, impedindo a reeleição. 

O rompimento ocorre no governo Adams, favorável a um governo central forte, enquanto Jefferson queria dar mais poder aos estados. Eles só reatam as as relações em 1812 e aí trocam correspondências até o fim da vida.

FOLHAS DE WALT WHITMAN

    Em 1855, sai a primeira edição de Folhas das Folhas da Relva, de Walt Whitman, o maior clássico de um dos maiores poetas da literatura norte-americana. Ele revisa o livro várias vezes, acrescentando algo ou reescrevendo seus poemas.

Whitman nasceu em Long Island e é criado no Brooklyn, em Nova York. Aos 14 anos, deixa a escola. Para sobreviver como autor, é professor, jornalista, editor e carpinteiro. 

Durante a Guerra da Secessão (1861-65), o irmão dele é ferido. Whitman vai cuidar do irmão e passa o resto da guerra confortando soldados do Norte e do Sul. Depois da guerra, trabalha em vários departamentos do governo dos EUA.

MISSÃO DE PESQUISA EM MARTE

    Em 1997, depois de percorrer 192 milhões de quilômetros em sete meses, o Pathfinder é a primeira nave espacial americana a pousar em Marte em mais de duas décadas. A espaçonave usa um sistema de paraquedas para suavizar a descida e o pouso.

No dia seguinte, sai da nave o Soujourn, um equipamento controlado por controle remoto para passear pela superfície da marte, tirar 10 mil fotos e recolher amostras para descobrir quais os elementos químicos das rochas e do solo do Planeta Vermelho.

A missão de US$ 150 milhões é considerada um sucesso.

Nenhum comentário: