sábado, 30 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 30 de julho

PRIMEIRA CÂMARA LEGISLATIVA DA AMÉRICA

   Em 1619, a primeira câmara legislativa da América se reúne pela primeira vez na igreja de Jamestown, na colônia da Virgínia.

A London Company, que fundara a colônia de Jamestown 12 anos antes, pede ao governador da Virgínia, Sir GeorgeYeardlay, a convocar uma assembleia geral de 22 representantes eleitos pelos colonos, com um voto para cada homem livre adulto.

Na primeira sessão, a Câmara dos Burgueses aprova um preço mínimo de 3 xelins por libra-peso (454 gramas) de tabaco e leis proibindo o jogo, a embriaguez e a vadiagem. Todas as leis tinham se ser aprovadas pela London Company.

HITLER SABE QUE ITÁLIA NEGOCIA PAZ

    Em 1943, o ditador nazista Adolf Hitler fica sabendo que a Itália negocia a paz com os aliados depois que o Grande Conselho Fascista afasta o ditador Benito Mussolini.

Hitler reúne o alto comando da Alemanha nazista – Herman Göring, Joseph Goebbels, Heinrich Himmler, Erwin von Rommel e o comandante da Marinha, Karl Doenitz – para planejar a Operação Carvalho. 

Seus objetivos são resgatar Mussolini, restaurar o regime fascista, ocupar militarmente a Itália e destruir a Marinha italiana para que não pudesse ser usada pelos aliados.

JAPÃO TORPEDEIA CRUZADOR DOS EUA

    Em 1945, um submarino do Japão torpedeia o cruzador norte-americano USS Indianapolis, que afunda em seguida em águas infestadas por tubarões

Só 316 dos 1.196 homens a bordo sobrevivem. Mas o Indianápolis cumprira sua missão ultrassecreta. Os tripulantes não sabem da carga entregue em 26 de julho na ilha de Tinian: componentes da bomba atômica que explodiria em Hiroxima em 6 de agosto de 1945, forçando o Japão a render depois da segunda bomba atômica, em Nagasaki.

Depois de Tinian, o Indianápolis segue para a base militar dos Estados Unidos na ilha de Guam, onde recebe ordens para se juntar ao navio de guerra Idaho no Golfo Leyte, nas Filipinas. 

Na metade do caminho, pouco depois da meia-noite, um submarino japonês torpedeia o cruzador, que afunda em 12 segundos com 300 homens presos em áreas internas. Cerca de 900 se jogam ao mar. A maioria morre afogado, atacado por tubarões, hipotermia ou feridas da explosão.

A tragédia só é divulgada nos EUA depois da rendição do Japão, em 15 de agosto, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.

ASSISTÊNCIA A IDOSOS

    Em 1965, o presidente Lyndon Johnson sanciona a lei que cria o Medicare, o programa do governo dos Estados Unidos para dar cobertura de saúde aos idosos, e o Medicaid, para dar assistência aos pobres

O ex-presidente Harry Truman(1945-53) participa da cerimônia na Casa Branca e é o primeiro inscrito no programa.

A homenagem é justificada. Truman é o primeiro presidente a propor, em 1945, a criação de um seguro-saúde. Medicare e Meicaid são proposto como emendas à Lei de Seguridade Social, que cria a Previdência Social nos EUA em 1935, para dar assistência médica e hospitalar a americanos de 65 anos ou mais.

No primeiro ano, em 1966, 19 milhões de idosos se inscrevem no Medicare.

Nenhum comentário: