segunda-feira, 25 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 25 de Julho

EUA TOMAM PORTO RICO

    Em 1898, durante a Guerra Hispano-Americana, os Estados Unidos invadem Porto Rico, depois da Cuba a segunda colônia espanhola que restava na América

Com pouca resistência e apenas sete baixas, as forças sob o comando do general Nelson Miles tomam a ilha em meados de agosto.

Depois de um cessar-fogo com a Espanha, os EUA hasteiam a bandeira americana na ilha formalizando sua autoridade sobre 1 milhão de porto-riquenhos. No Tratado de Paris, assinado em dezembro daquele ano, Cuba se torna independente sob a tutela dos EUA, que assumem o controle de Porto Rico, das Filipinas e da ilha de Guam.

A Guerra Hispano-Americana é um marco na história do imperialismo americano. Porto Rico é hoje um Estado associado aos EUA.

MATA HARI CONDENADA À MORTE

   Em 1917, a Justiça da França condena à morte a bailarina conhecida como Mata Hari, sob a acusação de ser uma espiã a serviço da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18). 

Margueretha Gertruida Zelle nasce na Holanda e se casa com um oficial holandês antes de se tornar uma bailarina em Paris, em 1903. Ela adota o nome artístico de Mata Hari alegando ter nascido num templo hindu e aprendido a dançar com uma sacerdotisa que lhe deu o nome, que significa "olho do alvorecer". 

Como dança quase nua, lota teatros em Paris, Berlim, Madri e Moscou - e se torna uma cortesã. Quando começa a Primeira Guerra Mundial, seus amantes incluem oficiais das inimigas França e Alemanha. Depois de receber informações da inteligência britânica que ela recebera muito dinheiro dos alemães, os franceses a prendem em fevereiro de 1917.

O julgamento da "maior espiã do século" tem distorções e provas circunstanciais. Gera suspeitas de ter sido uma manobra para encobrir as grandes perdas da França na frente ocidental. Ele é executada em 15 de outubro de 1917.

QUEDA DE MUSSOLINI

   Em 1943, o Grande Conselho Fascista depõe o ditador italiano Benito Mussolini, preso ao sair de um encontro com o rei Vitório Emanuel, que lhe disse que a guerra estava perdida.

Duce volta ao poder depois de ser libertado por seus aliados da Alemanha nazista, em 13 de setembro de 1943. No fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45), é preso pela Resistência Italiana, fuzilado em 28 de abril de 1945 e pendurado de cabeça para baixo em exposição pública.
 
NASCE O BEBÊ DE PROVETA

   Em 1978, nasce em Manchester, na Inglaterra, Louise Brown, o primeiro bebê de proveta, concebido através de fertilização artificial. Filha de Lesley e Peter Brown, Louise veio à luz pouco antes da meia noite no Hospital Geral de Oldham e Distrito por cesariana, com 2,613 quilos.

A mãe tem um bloqueio nos ovidutos ou tubas uterinas que impede a gravidez. Em novembro de 1977, um óvulo maduro retirado de um ovário de Lesley é fertilizado em laboratório pelo esperma do marido. Dias depois, o embrião é implantado no útero da mãe pela equipe do ginecologista Patrick Steptoe e do cientista Robert Edwards, que trabalham juntos há 10 anos.

O casal tem uma segunda filha, Natalie, também por fertilização artificial. Em 1999, Natalie torna-se o primeiro bebê de proveta a ser mãe e numa gravidez natural. Em dezembro de 2006, Louise tem um filho, Cameron, também concebido naturalmente.

Até hoje, centenas de milhares de bebês foram gerados por fertilização artificial.

OLIMPÍADA COM TODOS OS PAÍSES

    Em 1992, começa a Olimpíada de Barcelona, a primeira desde 1972 com a participação de todos os países-membros do Comitê Olímpico Internacional (COI). Disputam os Jogos Olímpicos 169 países.

No ano seguinte ao fim da União Soviética, 12 ex-repúblicas soviéticas formaram um time conjunto. A Estônia, a Letônia e a Lituânia apresentaram suas próprias equipes. As ex-repúblicas iugoslavas da Bósnia-Herzegovina, da Croácia e da Eslovênia competiram sob suas próprias bandeiras. A África do Sul voltou aos jogos 32 anos depois de ser banida por causa do regime segregacionista do apartheid.

O grande destaque foi o Time dos Sonhos, a equipe de basquete dos Estados Unidos, que reúne astros da NBA (National Basketball Association), entre eles Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird e Charles Barkley. Eles ganham a medalha de ouro com média de 44 pontos de vantagem sobre as outras equipes.

Nenhum comentário: