domingo, 24 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 24 de Julho

MARIA I DA ESCÓCIA ABDICA

   Em 1567, Maria Stuart, Maria I da Escócia é obrigada a abdicar em favor de seu filho Jaime VI, de apenas um ano de idade

Maria ascende ao trono com apenas seis dias, em 1542, com a morte de seu pai, Jaime V.

Forçada a abdicar por uma revolta na Escócia, ela tenta recuperar o trono, não consegue e foge para a Inglaterra, onde é vista como uma ameaça por sua prima protestante Elizabeth I porque havia reivindicado a coroa inglesa e era considerada pelos católicos como a legítima rainha da Inglaterra.

Depois de ficar 18 anos e meio detida, Maria I, Rainha da Escócia, é condenada sob a acusação de conspirar para matar Elizabeth I e executada em 1586.

Como Elizabeth I, a Ranha Virgem, não teve filhos, Jaime VI, da Escócia, herda o trono da Inglaterra em 1603 como Jaime I e faz um túmulo para a mãe na Abadia de Westminster tão imponente quanto o da rival.

MÓRMONS FUNDAM CIDADE DO LAGO SALGADO

   Em 1847, depois de 17 meses e milhares de quilômetros de viagem, 148 peregrinos mórmons liderados por Brigham Young fundam em Utah a Cidade do Lago Salgado. Em breve, chegam milhares de fiéis da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A grande migração é decidida depois do assassinato no fundador da seita, Joseph Smith. Ele nasce em Vermont em 1805. Aos 18 anos, diz ter recebido a visita de um anjo chamado Moroni que lhe revela um texto sagrado desaparecido, que teria sido escrito e gravado em placas de ouro por nativos norte-americanos no século 4, com relato sobre uma colônia israelita que teria existido na América em tempos ancestrais.

Durante anos, Smith dita o texto para sua mulher e outros escribas. Em 1830, é publicado o Livro de Mórmon. No mesmo ano, ele funda a Igreja de Cristo, que depois muda de nome para Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A religião logo atrai devotos, mas provoca críticas por adotar práticas como a poligamia. Em 1844, Smith anuncia sua candidatura à Presidência dos EUA, o que aumenta a reação contra sua seita. Depois de destruir a gráfica de um jornal que critica sua religião, Smith convoca uma milícia para defendê-lo na cidade de Nauvu, em Illinois.

Acusados de traição e conspiração, ele e o irmão são presos e mortos por uma malta que invade a prisão em 27 de junho de 1844. Dois anos depois, seu sucessor, Brigham Young, lidera uma fuga para o Oeste para escapar da perseguição e funda a Cidade do Lago Salgado.

Em 1850, o presidente Millard Fillmore nomeia Young governador do território de Utah. que tem autonomia relativa durante sete anos, até que chegam a Washington notícias de violação da lei federal com a prática de poligamia.

O presidente James Buchanan afasta Young, que tinha 20 esposas, em 1857, e envia forças do Exército dos EUA para impor a autoridade federal. Young morre em 1877 e é sucedido por John Taylor como chefe da igreja.

Com um novo líder, Wilford Woodruff, a igreja mórmon abandona a poligamia em 1890. Seis anos depois, Utah se torna o 45º estado da União.

Hoje o Lago Salgado está ameaçado de secar por causa da drenagem de água para agricultura, indústria e abastecimento da cidade, do aquecimento global e das secas mais frequentes.

DESCOBERTA DE MACHU PICCHU

   Em 1911, o arqueólogo norte-americano Hiram Bingham descobre Machu Picchu, no Peru, uma cidade sagrada do Império Inca que se torna um dos principais destinos turísticos do mundo

Com a conquista espanhola, a civilização inca desaparece. Só os moradores da região conhecem a cidade. Bingham e sua equipe exploram o vale do Rio Urubamba no lombo de mulas quando um camponês lhe fala das ruínas de Machu Picchu (Velho Pico, em quêchua, a língua indígena).

Um garoto de 11 anos o guia na etapa final da trilha, em meio ao frio do inverno na Cordilheira dos Andes. A cidade se estende por 5 quilômetros, tem mais de 3 mil degraus de pedra e recebe 300 mil turistas por ano.

VOLTA DA APOLO 11

    Em 1969, a nave espacial Apolo 11 volta à Terra depois de levar os primeiros astronautas a pisar na Lua, Neil Armstrong e Edward Aldrin.

No início dos anos 1960, o presidente John Kennedy decide que os Estados Unidos, que saem atrás da União Soviética na corrida espacial, vão mandar um homem à Lua antes do fim da década. 

A Apolo 11 parte de Cabo Canaveral, na Flórida, em 16 de julho. Depois de viajar 384 mil quilômetros em 76 horas, a espaçonave entra na órbita da Lua.

No dia seguinte, o módulo lunar Águia se separa da nave-mãe, onde fica o terceiro astronauta, Michael Collins, e desce com os astronautas Neil Armstrong e Edward Aldrin. Três horas e dois minutos depois, pousa no Mar da Tranquilidade e a missão manda a mensagem histórica: "A Águia pousou." 

Dezessete minutos mais tarde, Armstrong toca o solo do satélite da Terra e pronuncia outra frase histórica: "Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade." 

Aldrin desce 15 minutos depois. Os dois hasteiam a bandeira dos EUA, tiram fotos e recolhem amostras da superfície lunar. Duas horas e 58 minutos depois que Armstrong pisa na Lua, os dois voltam ao módulo e sobem rumo à Apolo 11, que chega à Terra em 24 de julho.

Nenhum comentário: