quinta-feira, 21 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 21 de Julho

 SUL VENCE PRIMEIRA GRANDE BATALHA

    Em 1861, na primeira grande batalha da Guerra da Secessão (1861-65), a Primeira Batalha de Bull Run ou Primeira Batalha de Manassas, uma cidade da Virgínia, um exército dos Estados Confederados do Sul, sob o comando do general Pierre Beauregard, impõe uma derrota esmagadora às forças da União (Norte) lideradas pelo general Irvin McDowell.

Três meses depois do início da Guerra Civil Americana na batalha de Forte Sumter, o comando militar do Norte acredita numa vitória rápida sobre os estados do Sul, que pretendEm deixar a União por não aceitar a abolição da escravatura, proposta pelo presidente Abraham Lincoln.

O objetivo é atacar Richmond, na Virgínia, a capital da Confederação. Com excesso de confiança, McDowell avança com 34 mil milicianos inexperientes e mal treinados. A cerca de 50 quilômetros de Washington, num entroncamento ferroviário de Manassas, se defronta com 20 mil soldados de Beauregard reforçados por 9 mil homens do general Joseph Johnston.

As forças da União sofrem cerca de 3 mil baixas, inclusive 481 mortos, e as da Confederação, 2 mil, com 387 mortes. É uma amostra do que está por vir.

A Guerra da Secessão é o pior conflito armado da história dos EUA, com cerca de 620 mil mortes. A pandemia do coronavírus superou a Guerra Civil. Já são 1.025.741 mortes.

DUELO NO MISSOURI

    Em 1865, no primeiro duelo autêntico do Faroeste, Wild Bill Hickok mata Dave Tutt na praça do mercado em Springfield, no estado do Missouri, nos Estados Unidos

A cena clássica dos filmes de bangue-bangue de Hollywood acontece raramente no mundo real. Em vez de se encontrar frente a frente friamente numa rua poeirenta e deserta, a maioria dos tiroteios começa em brigas de bêbados, no calor de discussões ou em emboscadas.

Os imigrantes levam o duelo, uma tradição da aristocracia europeia para resolver disputas com espadas ou tiros, para o Oeste dos EUA. Na segunda metade do século 18, é raro. Mas o conceito do duelo cria um código de honra informal no Oeste sobre como resolver disputas numa batalha legal e legítima com revólveres.

Este código prevê de um homem só pode recorrer a uma pistola de repetição com seis balas se o oponente também estiver armado. O duelo clássico foi este entre Wild Bill, um jogador profissional, e Dave Tutt, um ex-soldado da Confederação dos Estados do Sul na Guerra da Secessão (1861-65).

Não se sabe exatamente se a briga é por causa de jogo ou de mulher. Os dois combinam um duelo no dia seguinte e se encontram na praça central da cidade. Quando estão a uns 70 metros de distância, Bill grita: "Não chegue mais perto Dave." Nervoso, Dave dispara, erra e é morto com um tiro no peito.

Por seguir o código de honra, Hickok é absolvido. Onze anos depois, morre com um tiro pelas costas.

NASCE HEMINGWAY

    Em 1899, nasce em Oak Park, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, o escritor Ernest Miller Hemingway, autor de sucessos como O Velho e o Mar Por Quem os Sinos Dobram.

Depois de concluir o ensino médio, em 1917, começa a trabalhar no jornal Kansas City Star. No ano seguinte, foi ferido quando trabalhava como motorista voluntário da Cruz Vermelha Internacional durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18).

Nos anos 1920, Hemingway mora em Paris e faz parte de um grupo de escritores expatriados, entre eles F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein e Ezra Pound. Em 1925, lança seu primeiro romance publicado no Brasil com o título O Sol Também se Levanta.

Em 1929, muda-se para Key West, na Flórida, e publica Adeus às Armas. No fim da década de 1930, vai para a Espanha como repórter para cobrir a Guerra Civil (1936-39). Com base nesta experiência, escreve Por Quem os Sinos Dobram, publicado em 1940. Conta a história de um jovem americano que luta ao lado das Brigadas Internacionais contra o fascismo dos falangistas do generalíssimo Francisco Franco.

Sua última grande obra é O Velho e o Mar, em que um velho pescador luta para pegar um grande espadarte para ver o peixe ser devorada pelos tubarões enquanto voltava para o porto.

Hemingway sobrevive a dois acidentes de avião na África em 1953, mas fica com angústia e depressão. Em 1961, mata-se com um tiro em Ketchum, no estado de Idaho. Seu pai se suicidara em 1928.

HITLER ANUNCIA QUE AINDA ESTÁ VIVO

    Em 1944, depois de sobreviver a um atentado na véspera em seu quartel-general na Prússia Oriental, conhecido como Toca do Lobo, o ditador nazista Adolf Hitler faz um pronunciamento pelo rádio ao povo alemão à uma da madrugada: "Ainda estou vivo" e alerta que "as contas serão acertadas".

A conspiração liderada pelo Conde Claus von Stauffenberg, coronel do Exército da Alemanha, contra o regime nazista dura 11 horas e meia. Os conspiradores estão certos de que Hitler morreu e tocam à frente seus planos.

O major Otto Remer, considerado apolítico pelos rebeldes, é avisado de que o Führer está morto e que cabe a ele prender Joseph Goebbels, o poderoso ministro da Propaganda nazista. Mas Goebbels informa a Remer que Hitler está vivo e prova com uma ligação telefônica para o ditador.

Hitler manda Remer reprimir qualquer rebelião e só receber ordens dele próprio, de Goebbels e de Heinrich Himmler, comandante militar das SS, a tropa de choque do regime nazista.

Com o fracasso da conspiração para matar Hitler, 5 mil pessoas são presas e 200 executadas, inclusive Stauffenberg.

BARRAGEM CRITICADA

    Em 1970, termina a obra da Barragem de Assuã, no Egito, para acabar com as cheias e secas no Vale do Rio Nilo e explorar uma grande fonte de energia renovável mas de grande impacto ambiental.

A Barragem de Assuã tem mais de três quilômetros de extensão e custa US$ 1 bilhão. O ditador egípcio Gamal Abdel Nasser recebe apoio financeiro dos Estados Unidos e do Reino Unido, suspenso em julho de 1956 por causa de um acordo secreto do Egito com a União Soviética para compra de armas.

Em resposta, Nasser estatiza o Canal de Suez, provocando uma guerra em que a França, o Reino Unido e Israel ocupam o canal. Sob pressão das Nações Unidas, da URSS e dos EUA, que retiram o apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) às moedas britânica e francesa, enfraquecidas pelo impacto da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o Egito assume o controle de Suez em 1957.

A obra da barragem recomeça em 1960, com a ajuda da URSS. Desmoralizado pela derrota para Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, Nasser morreu do coração em 28 de setembro de 1970, dois meses depois da conclusão da barragem.

ATENTADO FRUSTRADO EM LONDRES

    Em 2005, terroristas muçulmanos tentam fazer um segundo ataque ao sistema de transportes públicos de Londres, duas semanas depois de explosão de bombas em três trens do metrô e um ônibus

Com 52 mortes, os atentados de 7 de julho foram os piores no Reino Unido desde a Segunda Guerra Mundial (1939-45). Mas a ação de 21 de julho fracassou. No dia seguinte, a polícia matou por engano o jovem brasileiro Jean Charles de Menezes, confundindo-o com um suspeito de terrorismo. 

Ninguém foi punido pela morte de Jean Charles. A policial que autorizou a execução sumária, Cressida Dick, é hoje comandante da Polícia Metropolitana da Grande Londres.

FIM DOS ÔNIBUS ESPACIAIS

    Em 2011, a volta à Terra da nave Atlantis marca o fim do programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos. Durante 30 anos, Atlantis, Challenger, Columbia, Discovery e Endeavour voam mais de 800 milhões de quilômetros e transportam mais de 350 astronautas a um custo total de US$ 209 bilhões.

Nixon lança o programa em janeiro de 1972, dois anos e meio depois que a Apolo 11 levou os primeiros homens à Lua. O primeiro voo é da nave Columbia, em 12 de abril de 1981, 20 anos depois do primeiro voo espacial tripulando, que mandou ao espaço o soviético Yuri Gagarin. Dura 54 horas e dá 37 voltas na Terra.

O segundo ônibus espacial, o Challenger, entra em atividade em 1983. Na sua décima missão, em 28 de janeiro de 1986, explode no ar pouco depois do lançamento matando as sete pessoas a bordo, inclusive a professora Christa McAullife, que vencera um concurso para ser a primeira civil a participar de uma missão espacial. O programa foi suspenso por dois anos.

Outro grande acidente acontece em 1º de fevereiro de 2003, quando a nave Columbia explode na reentrada na atmosfera, matando os sete astronautas a bordo. O programa é suspenso por mais dois anos e meio.

O último voo da Atlantis decola em 8 de julho de 2011. Com quatro homens a bordo, leva toneladas de equipamentos e suprimentos à Estação Espacial Internacional. Conclui a missão depois de viajar 8 milhões de quilômetros e dar 200 voltas na Terra.

Nenhum comentário: