sábado, 16 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 16 de Julho

CONGRESSO DECIDE ONDE CONSTRUIR WASHINGTON

    Em 1790, o Congresso decide que uma área úmida, pantanosa, barrenta e infestada de mosquitos junto ao Rio Potomac entre os estados de Maryland e da Virgínia será a futura capital dos Estados Unidos, com o nome de Washington, em homenagem ao líder da luta pela independência e primeiro presidente do país.

Washington convida o arquiteto e urbanista francês Pierre Enfant para fazer o projeto. Em 1793, é lançada a pedra fundamental do palácio presidencial, mais tarde batizado como Casa Branca. O prédio só se tornou habitável em 1800. O segundo presidente John Adams, viveu lá menos de um ano. Perdeu a reeleição para Thomas Jefferson.

O Distrito de Colúmbia é criado oficialmente em 1801.

COMUNISTAS EXECUTAM OS ROMANOV 

    Em 1918, o czar Nicolau II, a imperatriz Alexandra e toda a família são executados pelos bolcheviques em Ecaterimburgo, selando o fim de três séculos da Dinastia Romanov na Rússia.

Nicalou II, o Sanguinário, é coroado em 1896 e enfrenta a primeira revolução em 1905, depois da humilhante derrota da Rússia para o Japão na Guerra do Pacífico (1904-5). Após outra derrota humilhante na Primeira Guerra Mundial (1914-18), é derrubado pela Revolução de Fevereiro de 1917 (março pelo calendário atual).

Os bolcheviques, liderados por Vladimir Lenin, tomam o poder na Revolução de Outubro (novembro pelo calendário atual) e decidem executar a família imperial em meio a uma guerra civil para impedir qualquer tentativa contrarrevolucionária de restaurar a monarquia.

PRIMEIRO PARQUÍMETRO

    Em 1935, o primeiro parquímetro é instalado na esquina sudoeste entre a Rua Primeira e a Avenida Robinson na Cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos.

DETENÇÃO NO VELÓDROMO RUMO À DEPORTAÇÃO

    Em 1942, sob a ocupação nazista, começa a detenção em massa de judeus no Velódromo de Inverno, em Paris. É o maior aprisionamento coletivo de judeus na França durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45).

A cúpula do regime nazista aprova a "solução final da questão judaica", o genocídio, o extermínio do povo judeu, na Conferência de Wannsee, em Berlim, em 20 de janeiro de 1942.

Por ordem do governo colaboracionista de Vichy, 7 mil guardas e policiais franceses participaram da verdadeira caçada aos judeus em 16 e 17 de julho daquele ano.

Ao todo, 13.152 judeus são presos. Quase um terço era de crianças. Pelo 8.160 ficaram quatro dias no Velódromo de Inverno. 

Em 18 de julho, começa a deportação para campos de concentração. Quase todos morrem no Holocausto. Menos de 100 sobrevivem.

PRIMEIRA EXPLOSÃO ATÔMICA

     Em 1945, os Estados Unidos fazem às 5h29min45seg o primeiro teste de uma bomba atômica em Alamogordo, no deserto do Novo México

As armas nucleares são usadas contra o Japão em Hiroxima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto, pondo fim à Segunda Guerra Mundial. Cerca de 80 mil pessoas morrem na hora em Hiroxima e 60 mil em Nagasaki. Com as doenças causadas pela radiação, o total de mortes até hoje passa de 300 mil.

O plano para fazer uma bomba nuclear de urânio começa em 1939, quando o físico italiano Enrico Fermi se encontra na Universidade de Colúmbia com oficiais da Marinha dos EUA para discutir o uso militar da fissão nuclear.

Naquele ano, em carta ao presidente Franklin Roosevelt, o genial cientista alemão Albert Einstein defende a teoria de que uma reação nuclear descontrolada, em cadeia, tem um grande potencial para ser a base de uma arma de destruição em massa. Daí, nasce o Projeto Manhattan, com objetivo de criar uma bomba atômica antes da Alemanha nazista.

Na Alemanha, o projeto é chefiado por Werner von Heisenberg, um dos maiores físicos teóricos do século 20, criador do Princípio de Incerteza. Felizmente, ele fracassa na prática ao não chegar ao conceito de massa crítica, a quantidade de material físsil necessária para manter uma reação nuclear em cadeia autossustentada, de 47 quilos para o urânio-235 e 10 kg para o plutônio-239, os explosivos nucleares usados em Hiroxima e Nagasaki.

Falta apoio do Estado-Maior e da cúpula do Partido Nacional-Socialista Trabalhista Alemão (nazista). Albert Speer, arquiteto-chefe e ministro dos Armamentos da Alemanha, se reúne cerca de 2,2 mil vezes com o ditador Adolf Hitler. Só em duas ocasiões, Hitler fala em armas nucleares.

Führer acreditava que um dia haveria uma arma capaz de tocar fogo na terra, mas imagina que isso só aconteceria muito depois de sua morte. Comete suicídio em 30 de abril. Um mês e meio depois, os EUA explodem a bomba atômica.

Apesar do sigilo que envolve o Projeto Manhattan, espiões conseguem roubar os segredos. Em 29 de agosto de 1949, a União Soviética faz seu primeiro teste nuclear. O Reino Unido explode a bomba em 3 de outubro de 1952. A França detona a primeira arma nuclear em 13 de fevereiro de 1960. E a China entra para o clube atômico em 16 de outubro de 1964.

Pelo Tratado de Não Proliferação Nuclear, de 1968, só estas grandes potências podem ter armas nucleares. Não por coincidência são os cinco membros permanentes com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas. A Rússia herdou o arsenal nuclear e a vaga da URSS.

Israel fez a primeira arma nuclear operacional em dezembro de 1966, mas não admite publicamente que tenha um arsenal atômico. A Índia e o Paquistão assumiram o status de potências nucleares com testes em maio de 1998. A África do Sul foi o primeiro e único país e fabricar e abandonar as armas nucleares, desmanteladas a partir de 1989. A Coreia do Norte fez seu primeiro teste nuclear em 2006 e pelo menos mais cinco desde então.

APOLO 11 DECOLA

    Em 1969, a nave Apolo 11 parte de Cabo Canaveral, na Flórida, com a primeira missão tripulada que pousou na Lua. Depois de viajar 384 mil quilômetros em 76 horas, a espaçonave entra na órbita da Lua.

No dia seguinte, o módulo lunar Águia desce com os astronautas Neil Armstrong e Edward Aldrin, se separa da nave-mãe, onde fica o terceiro astronauta, Michael Collins. Três horas e dois minutos depois, pousa no Mar da Tranquilidade e a missão manda a mensagem histórica: "A Águia pousou." 

Dezessete minutos mais tarde, Armstrong toca o solo do satélite da Terra e pronuncia outra frase histórica: "Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade." 

Aldrin desceu 15 minutos depois. Os dois hasteiam a bandeira dos EUA, tiram fotos e recolhem amostras da superfície lunar. Duas horas e 58 minutos depois que Armstrong pisou na Lua, os dois voltaram ao módulo e subiram rumo à Apolo 11, que chega à Terra em 24 de julho.

AMAZON NASCE COMO LIVRARIA VIRTUAL

    Em 1995, a Amazon começa a funcionar como uma livraria virtual em Seattle, nos Estados Unidos. No primeiro mês, envia livros para todos os 50 estados americanos e 45 países.

Jeff Bezos se formou em engenharia eletrônica e ciências da computação na Universidade de Princeton, em Nova Jérsei, em 1986, e trabalhou oito anos no centro financeiro de Nova York. Em 1994, ao perceber as oportunidades de negócios criadas pela Internet, se mudou para o estado de Washington e fundou a Amazon.

 Como o lema do fundador era "fique grande logo", a Amazon cresce e revoluciona a maneira como as pessoas fazem compras e se tornou uma líder do comércio eletrônico. Em dezembro de 1999, mandara 20 milhões de itens para 150 países. Hoje, vende de gêneros alimentícios a serviços de streaming de música e vídeo.

Bezos comprou outras empresas, inclusive jornal The Washington Post e a rede de supermercados Whole Foods. Um dos homens mais ricos do mundo, ele deixou a direção da Amazon para se dedicar à sua companhia aeroespacial para turismo no espaço.

JFK JR. E A TRAGÉDiA DOS KENNEDY 

    Em 1999, John Kennedy Jr., sua mulher, Carolyn Bassett Kennedy, e a irmã dela, Lauren Bassett, quando o avião monomotor que ele pilotava caiu no Oceano Atlântico perto de Martha Vineyard, no estado de Massachusetts.

JFK Jr. nasceu em 25 de novembro de 1960, semanas depois da eleição do pai para a Presidência dos EUA. Tinha pouco menos de 3 anos quando Kennedy foi assassinado à bala em Dallas, no Texas, em 22 de novembro de 1963.

O tio Robert Kennedy, ministro da Justiça de JFK, é baleado em 5 de junho de 1968, quando vence a eleição primária da Califórnia e conquista a candidatura democrata à Casa Branca. Morre no dia seguinte. 

Um acidente de carro em que morre a secretária Mary Joe Kopechne, em 1969, tira as chances do tio mais moço, Edward Kennedy, de chegar à Casa Branca. Ele dirige o carro, que cai num riacho, e só se apresenta à polícia no dia seguinte

Depois de se formar em direito na Universidade de Nova York, JFK Jr. trabalha promotor adjunto e ganha todos os seis casos em que atuou. Em 1995, funda a revista política George, que chega a uma circulação de 400 mil exemplares. A revista indica uma intenção de entrar na política. É apontado como possível candidato à Casa Branca.

Com apenas 300 horas de voo, ele sai de um aeroporto em Nova Jérsei com um monomotor, uma temeridade. Na Amazônia, monomotores só podem voar um cima de estradas. Em caso de pane no único motor, o piloto pode pousar na estrada. JFK Jr. não teve esta chance.

O Conselho Nacional de Segurança de Transportes não encontra problemas mecânicos ou de navegação no aparelho, um Piper Saratoga. Conclui que a causa do acidente foi a inexperiência do piloto, que se confundiu na escuridão da noite.

Nenhum comentário: