sexta-feira, 1 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 1º de Julho

DIA DO CANADÁ

    Em 1867, o Império Britânico reconhece oficialmente o Canadá, uma confederação das províncias da Nova Escócia, Nova Brunswick e das futuras províncias de Ontário e do Quebec. 

É o Dia do Canadá, a data nacional do país.

INÍCIO DA BATALHA DO SOMME

    Em 1916, começa a Batalha do Somme, uma das maiores e mais importantes da Primeira Guerra Mundial (1914-18), travada pela França e o Império Britânico contra a Alemanha, que termina em 18 de novembro com a vitória dos aliados

É o dia mais sangrento da história militar britânica, com 19.240 mortes.

PRIMEIRO WALKMAN

    Em 1979, a empresa eletroeletrônica japonesa Sony, a mesma que havia popularizado o rádio de pilha nos anos 1950, lança o primeiro Walkman. 

Os radinhos não tinham a qualidade do som estereofônico que as pessoas ouviam em casa. O Walkman, com uma fita cassete, melhorava a qualidade de som e criava a primeira geração de pessoas que andam pelas ruas de fones de ouvido, imersas no seu próprio mundo.

No primeiro mês, a Sony só vendeu 3 mil aparelhos. Em agosto, a estratégia de marketing mudou radicalmente. Agentes da Sony abordavam os transeuntes nas ruas de Tóquio para que experimentassem o novo invento. Antes do fim de agosto, os estoques se esgotaram.

A criação do iPod pela Apple acabou com a era do Walkman.

DEVOLUÇÃO DE HONG KONG

    Em 1997, mais de um século e meio depois da Primeira Guerra do Ópio, o Reino Unido devolve Hong Kong à China, que promete manter o regime político liberal durante pelo menos 50 anos dentro da fórmula "um país, dois sistemas", que o então líder Deng Xiaoping criou pensando também na reunificação com Taiwan.

Com a Lei de Segurança Nacional imposta em 2020 a Hong Kong, o regime comunista chinês acabou, na prática, com as liberdades democráticas no território, quebrando o compromisso de mantê-las durante pelo menos 50 anos.

Ao festejar hoje os 25 da devolução, o ditador Xi Jinping cita várias vezes "um país, dois sistemas", a fórmula que enterrou para submeter a ex-colônia britânica a seu poder absoluto.

PC DA CHINA FAZ 101 ANOS

   Em 2021, o Partido Comunista a China festeja 101 anos cumprindo as metas de restaurar a independência e a preeminência do país nas relações internacionais

O antigo Império do Centro é humilhado por potências estrangeiras a partir das Guerras do Ópio (1839-42 e 1856-60) e cai em 1911. Depois da Primeira Guerra Mundial, os chineses protestam contra o resultado da Conferência de Paz de Versalhes, que dava ao Japão territórios antes dominados pela Alemanha.

O Partido Comunista nasce em 1921. A República é marcada pela guerra civil entre comunistas e nacionalistas, e a invasão japonesa na Segunda Guerra Mundial, até a vitória da revolução, em 1º de outubro de 1949.

Depois de décadas de luta ideológica, com a morte de Mao Tsé-tung, em 1976, ascende ao poder Dng Xiaoping, que lança em 1978 as reformas que modernizaram o país e o tornam na maior potência industrial do planeta, rumo a se tornar a maior economia do mundo ainda nesta década. 

Nenhum comentário: