segunda-feira, 13 de junho de 2022

Putin admite que a invasão da Ucrânia é guerra imperial

A Guerra da Ucrânia completa 110 dias com a Rússia prestes a tomar toda a província de Lugansk e o Exército ucraniano à beira do colapso por falta de munição. 

Num delírio de grandeza, ditador Vladimir Putin se comparou ao czar Pedro, o Grande, fundador do império russo e da cidade de São Petersburgo, onde Putin. O ditador afirma que, como Pedro I, está apenas recuperando territórios que pertencem à Rússia. 

A diferença é que Pedro, o Grande, era um europeísta. Queria integrar a Rússia à Europa. Putin faz o contrário. Nesta semana, a União Europeia deve autorizar o início do processo de adesão da Ucrânia. 

Para o ditador, a Rússia, mais do que um país, é uma civilização que deve estar no topo do mundo, não importa qual o preço a pagar em vidas. Mas a Rússia sempre foi inferior econômica e tecnologicamente. Este complexo de inferioridade alimenta o revanchismo de Putin. 

Com a Batalha de Sievierodonetsk perto fim e as tropas ucranianas cercadas, um oficial norte-americano prevê que Rússia tome toda Lugansk em semanas. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky pede mais armas e munição, especialmente artilharia pesada, enquanto o presidente Joe Biden se exime de responsabilidade dizendo que Zelensky ignorou alertas dos EUA sobre a invasão.

Nenhum comentário: