quinta-feira, 30 de junho de 2022

Hoje na História do Mundo: 30 de Junho

CORTEZ SE RETIRA

     Em 1520, diante de uma revolta dos astecas, as forças do conquistador Hernán Cortez se retiram de Tecnochtitlán, a capital do Império Asteca, hoje Cidade do México. 

Na Noite Triste, muitos soldados morrem afogados quando um navio que leva os espanhóis e os tesouros recebidos e roubados naufraga no Lago Texcoco. O imperador Montezuma II também morre na revolta.

Cortez volta a atacar a capital do Império Asteca em maio de 1521. Depois de três meses de cerco, com a ajuda de uma epidemia de varíola, toma Tenochtitlán para a coroa espanhola, que rebatizaria o país como Vice-Reino da Nova Espanha.

HITLER EXPURGA NAZISTAS

    Em 1934, na Noite das Facas LongasAdolf Hitler promove um expurgo dentro do Partido Nacional-Socialista Trabalhista da Alemanha

Centenas de nazistas que o Führer teme que possam virar inimigos são assassinados. Entre os principais alvos, estão as tropas de choque do partido nazista (SA), que o ajudaram a chegar ao poder, em 1933.

LUMUMBA PROCLAMA INDEPENDÊNCIA DO CONGO

    Em 1960, depois de 75 anos de um colonialismo brutal, o Congo declara independência da Bélgica sob a liderança do primeiro-ministro Patrice Lumumba, que se aproxima da União Soviética. 

Logo, começa uma guerra civil com a tentativa de separação das províncias de Catanga e Cassai do Sul. Lumumba É deposto e assassinado.

As Nações Unidas mandam sua primeira missão de paz ao país. Pela primeira vez, soldados da ONU entram em combate e o sueco Dag Hammarskjöld torna-se o único secretário-geral a morrer no exercício do cargo, num acidente de avião durante visita para tratar da crise da guerra civil.

BARYSHNIKOV FOGE PARA A LIBERDADE

    Em 1964, aos 26 anos, o bailarino soviético Mikhail Baryshnikov pede asilo ao Canadá durante uma turnê do Balé Kirov, de Leningrado. 

Depois de uma articulação com amigos, no fim de uma apresentação em Toronto, antes de entrar no ônibus, o bailarino para para dar autógrafos a um grupo de fãs e sai correndo. O carro de resgate estava a quadras de distância. Os fãs saíram atrás, ajudando-o a escapar da polícia política da União Soviética, o Comitê de Defesa do Estado (KGB).

Nenhum comentário: