quinta-feira, 23 de junho de 2022

Hoje na História do Mundo: 23 de Junho

HITLER EM PARIS

     Em 1940, o ditador nazista Adolf Hitler faz sua única visita a Paris, tomada dias antes pelas forças da Alemanha, na Segunda Guerra Mundial (1939-45). Ao sair, diz que foi "o maior e mais belo momento da minha vida". 

Quando os aliados estão prestes a libertar a capital da França, em agosto de 1944, Hitler manda o comandante militar alemão incendiar a cidade, mas o general não faz isso, talvez por não ter mais poder. 

Na sua biografia, tenta levar a glória por poupar a Cidade Luz, uma das capitais do mundo.

NASSER ELEITO PRESIDENTE

    Em 1956, o coronel Gamal Abdel Nasser é eleito presidente do Egito com 99,95%, votação típica de ditadores

Nasser, um dos líderes da Revolução dos Coronéis, que derrubou o rei Faruk em 1952, é o líder do nacionalismo pan-árabe até a humilhante derrota para Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Quando Nasser fecha o Canal do Suez, Israel tomou como ameaça de uma guerra iminente e bombardeou as forças aéreas dos países árabes em solo. Com total superioridade aérea, obteve uma vitória rápida e decisiva.

OBSTRUÇÃO DE JUSTIÇA

   Em 1972, o chefe da Casa Civil da Casa Branca, Harry Haldeman, aconselha o presidente Richard Nixon a pressionar o diretor-geral do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, a ficar fora da investigação do Escândalo de Watergate

Haldeman tenta convencer Nixon a obstruir a justiça, o que o leva à cadeia e à renúncia do presidente em agosto de 1974.

CHEFÃO CONDENADO

   Em 1992, o chefão da máfia John Gotti, conhecido como Dom Teflon, é sentenciado à prisão perpétua por 14 acusações de conspiração para matar e extorsão

Minutos depois, centenas de aliados de Gotti tentam invadir o tribunal, no bairro do Brooklyn, em Nova York, e incendeiam carros até serem rechaçados pela polícia.

Gotti vira chefão da família Gambino depois do assassinato de Paul Castellano, em 1985, organizado por seu aliado Sammy Gravano, o Touro. Em 1990, é denunciado por conspiração para cometer o homicídio de Castellano e Gravano aceita depor contra ele. Gotti morre na cadeia de câncer na garganta.

BREXIT

    Em 2016, por 52% a 48%, os britânicos decidem retirar o Reino Unido da União Europeia

A saída britânica (Brexit) é consumada no início de 2021, depois de uma longa negociação de um acordo de divórcio e de um período de transição. O líder da campanha pela saída é o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Uma pesquisa recente indica que o eleitorado não mudou de ideia, mas os prejuízos à economia do país são evidentes. O comércio com o bloco europeu caiu tanto em exportações como importações. A questão da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte gerou uma crise com a UE e ameaça até as relações com os Estados Unidos. E a Escócia, onde 62% votaram para ficar no bloco europeu, quer realizar um novo plebiscito sobre a independência.

Nenhum comentário: