quarta-feira, 4 de maio de 2022

Hoje na História do Mundo: 4 de Maio

CONSTRUÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ

    Em 1905, os Estados Unidos iniciam a segunda tentativa de abrir um canal entre os oceanos Atlântico e Pacífico no istmo do Panamá, depois do fracasso que companhia francesa que construiu o Canal de Suez.

MORTE NO CAMPUS

    Em 1970, 28 soldados da Guarda Nacional atiram contra manifestantes que protestam contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã na Universidade Estadual de Kent, em Ohio, matam quatro estudantes e ferem outros oito, inclusive um que ficou paraplégico.

THATCHER CHEGA AO PODER

    Em 1979, depois de uma onda de greves conhecida como inverno do descontentamento em que o lixo se acumulou nas ruas e cadáveres ficaram insepultos pela paralisação dos coveiros, o Partido Conservador vence as eleições no Reino Unido e sua líder, Margaret Thatcher se torna a primeira primeira-ministra britânica.

ACORDOS DE OSLO

    Em 1994, o primeiro-ministro trabalhista de Israel, Yitzhak Rabin, e o presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat, assinam no Cairo, a capital do Egito, o acordo que cria a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e devolve aos árabes o controle parcial sobre a Faixa de Gaza e Jericó.

Nenhum comentário: