terça-feira, 24 de maio de 2022

Hoje na História do Mundo: 24 de Maio

MORTE DE COPÉRNICO 
    Em 1543, morre em Frombork, hoje parte da Polônia, o astrônomo polonês Nicolau Copérnico. 

Pai da astronomia moderna, descobre as leis da mecânica celeste e é o primeiro a afirmar que a Terra e os outros planetas orbitam ao redor do Sol e que esse movimento de translação e a inclinação do eixo da Terra são responsáveis pelas estações do ano. 

Até então, a ciência acredita que a Terra é o centro do Universo. A Igreja Católica reage. O astrônomo Galileu Galilei, que concorda com Copérnico, foi condenado pela Santa Inquisição por "heresia", foi obrigado a se retratar e passou o resto da vida em prisão domiciliar. 

MORSE APRESENTA O TELÉGRAFO
    Em 1844, o inventor americano Samuel Morse apresenta o telégrafo ao Congresso dos Estados Unidos. Em transmissão experimental, manda a mensagem "o que Deus tem feito?" para Alfred Veil, que estava numa estação de rádio em Baltimore. 

Morse tem a ideia em 1832, quando estuda na França, e desenvolve o projeto até 1835. Em 1838, ele e Veil criam o Código Morse, a linguagem do telégrafo. Uma década depois da demonstração no Capitólio, há 32 mil quilômetros de cabos telegráficos nos EUA. 

A invenção permitiu as comunicações a longa distância. Antes, usavam-se mensageiros, pombos-correios, tambores e sinais de fumaça. 

É o marco do início da era da eletricidade e das telecomunicações, que ganharam grande impulso com a invenção do telégrafo sem fio (rádio) pelo cientista italiano Guilhermo Marconi, em 1896. O sociólogo canadense Herbert Marshall McLuhan descreve o mundo criado na era eletrônica como a Galáxia de Marconi. 

ABERTA PONTE DO BROOKLYN
    Em 1883, é inaugurada a Ponte do Brooklyn, sobre o Rio do Leste, ligando os bairros de Manhattan e do Brooklyn, em Nova York. Na época, é a maior ponte pênsil do mundo. 

O presidente dos Estados Unidos, Chester Arthur e o governador nova-iorquino e futuro presidente dos EUA, Grover Cleveland, participam da cerimônia. 

NASCE BOB DYLAN 
    Em 1941, nasce Robert Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, cantor, compositor e maior poeta a história do rock, laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2016. 

Em seis décadas de carreira, são mais de 600 músicas, mais de 40 discos e mais de 2 mil shows. No começo, é conhecido como um cantor de protesto e canções folclóricas. 

Ao ouvir The Beatles, aderiu à guitarra elétrica e estourou como superastro do rock. Entre suas músicas mais famosas, estão Like a Rolling Stone, Blowin' in the Wind, Mr. Tambourine Man e Forever Young. Jimi Hendrix, o maior guitarrista e único virtuose da história do rock, fez uma versão magistral de All Along the Watchtower.


MENGELE EM AUSCHWITZ
    Em 1943, o campo de concentração e de extermínio de Auschwitz, criado pela Alemanha nazista, recebe um novo médico, o Dr. Josef Mengele, de 32 anos. 

Ele fica conhecido como o Anjo da Morte por suas experiências com os prisioneiros. Sob suas ordens, milhares receberam injeções com substâncias do petróleo ao clorofórmio. 

No fim da guerra, Mengele se esconde numa fazenda na Baviera e foge para a América Latina. Em 1959, recebe a cidadania paraguaia. Mais tarde, vem clandestinamente para o Brasil, onde morre em 1979. Seis anos depois, os restos mortais são exumados para confirmar a morte.

Nenhum comentário: