sábado, 30 de abril de 2022

Hoje na História do Mundo: 30 de Abril

SUICÍDIO DE HITLER

    Em 1945, com a Segunda Guerra Mundial (1939-45) perdida e o Exército Vermelho avançando em direção a Berlim, o ditador nazista Adolf Hitler se mata em sua fortaleza subterrânea na capital da Alemanha, tomando uma cápsula cianeto e dando um tiro na cabeça.

A guerra começa a virar com a rendição do 6º Exército da Alemanha no fim da Batalha de Stalingrado, em 3 de fevereiro de 1943. A partir daí, na frente oriental, o Exército Vermelho marcha rumo a Berlim.

Os aliados ocidentais começam a invadir a Europa dominada pelo nazifascismo em 10 de julho de 1943 pela Sicília, na Itália. Em 6 de junho de 1944, desembarcam na Normandia, na França.

Diante da derrota inevitável, em julho de 1944, oficiais alemães liderados pelo coronel Claus von Stauffenberg tentam matar o Führer, mas o atentado fracassa e o regime nazista executa 4 mil alemães.

Com a aproximação do Exército Vermelho, em janeiro de 1945, Hitler se refugia no seu bunker, situado no subsolo, 17 metros abaixo da Chancelaria, a sede do governo alemão. A fortaleza subterrânea tem 18 peças, água corrente e energia elétrica independentes.

Lá, Hitler despacha regularmente com seus principais subordinados, Heinrich Himmler, ministro do Interior, comandante militar da SS, a tropa de choque do Partido Nazista, e da polícia política Gestapo, e comandante do Exército da Reserva; e Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda nazista e sucessor de Hitler.

Um dia antes do suicídio, Hitler se casa com sua amante, Eva Braun.

Nenhum comentário: